Sábado, 22 de fevereiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A dívida pública cai em janeiro e atinge 2,74 trilhões de reais

Compartilhe esta notícia:

Plano Anual de Financiamento de 2025 prevê que dívida encerre o ano entre R$ 8,1 trilhões e R$ 8,5 tri.(Foto: Marcos Cunha/Agência Freelancer)

A dívida pública federal, que reúne tudo que o País deve em território nacional e no exterior, atingiu em janeiro 2,74 trilhões de reais, queda de 1,54% em relação ao resultado de dezembro. A diminuição foi puxada, sobretudo, por uma queda na dívida mobiliária interna brasileira, que recuou 1,63%. A dívida externa, por sua vez, teve um aumento de 0,04%.

O Tesouro justificou a queda na dívida pública em janeiro como um movimento sazonal, por conta de um grande vencimento de títulos prefixados. O dado do endividamento foi divulgado no dia em que o Brasil perdeu o grau de investimento (selo de bom pagador) na avaliação da última agência de risco, a Moody’s. As outras duas grandes agências, Fitch e Standard & Poor’s, já haviam rebaixado o País. Com isso, o Brasil corre o risco de assistir a uma fuga de investidores. Isso porque alguns fundos de investimento não são autorizados a aplicar em países que não possuem o selo de bom pagador.

O coordenador-geral de operações da dívida pública e recentemente indicado para a subsecretaria da dívida, José Franco, explicou que o mercado já se antecipou ao rebaixamento e boa parte do impacto já ocorreu com a perda do grau de investimento pelas outras duas agências. Ele ainda apontou que os problemas estruturais apontados pela Moody’s já estão sendo trabalhados pelo governo.

“A questão do rebaixamento é o que já havia sido sinalizado. A própria Moody’s já tinha colocado em observação o rating. Não houve surpresas. É um alinhamento com as demais. O impacto no mercado foi bastante limitado. Os investidores já se antecipam de certa maneira”, disse. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Para o governo, rebaixamento da nota do País pela Moody’s será temporário
Os consumidores brasileiros estimam inflação de 11,4% para os próximos 12 meses
https://www.osul.com.br/a-divida-publica-cai-em-janeiro-e-atinge-274-trilhoes-de-reais/ A dívida pública cai em janeiro e atinge 2,74 trilhões de reais 2016-02-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar