Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de março de 2016
A energia elétrica deve ter uma queda média de 3,5% neste ano, segundo estimativa divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) por meio da ata da sua última reunião – quando os juros básicos da economia ficaram estáveis em 14,25% ao ano. Até então, a previsão do BC era de uma alta de 3,7% em 2016.
De acordo com a autoridade monetária, a revisão da sua estimativa para a energia elétrica neste ano se deve às “alterações anunciadas relativamente a bandeiras tarifárias”. No início deste mês, a bandeira tarifária, que aplica uma cobrança extra nas contas de luz, passou da cor vermelha para a amarela em todo o País.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estimou que a troca da bandeira para amarela vai gerar uma redução média de 3% no valor da tarifa de luz no Brasil em março. Esse barateamento pode chegar a 6% em abril, quando a bandeira irá para verde e a cobrança extra será suspensa.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a conta de luz do consumidor brasileiro ficou, em média, 51% mais cara em 2015 na comparação com o ano anterior. (AG)