Sábado, 21 de setembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Grupo de Michel Temer confirma reunião do PMDB DIA 29

Compartilhe esta notícia:

“Está em curso no Brasil uma tentativa de golpe institucional para levar ao poder quem não recebeu votos com o objetivo de frear as investigações em andamento”. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A queda de braço entre os grupos do senador Renan Calheiros e Michel Temer, teve um desfecho ontem à noite. Estimulado pelo ex-presidente Lula, agora coordenador político informal do governo, o senador Renan Calheiros vinha articulando para adiar a reunião do diretório nacional do PMDB, marcada para o próximo dia 29. A rejeição dos peemedebistas à articulação do ex-presidente foi instantânea e, segundo o deputado federal Darcísio Perondi, “em poucas horas graças a essa rejeição a Lula dentro do partido, contabilizamos 75% de apoio à reunião que vai decidir a saída do PMDB do governo Dilma”. Com isso, o PMDB será o protagonista da política brasileira na próxima semana. Perondi é claro: “o que está pesando na posição dos peemedebistas, é o clamor das ruas, ninguém ousa contrariar essa voz das ruas que está cada vez mais forte”.

Desdobramentos após a reunião do PMDB

Caso se confirme a decisão do PMDB de deixar o governo, o efeito será imediato: a segunda maior bancada de apoio ao governo depois de PMDB e PT, o Partido Progressista, hoje com 48 deputados, também abandona a base governista, selando definitivamente a sorte do processo de impeachment na Câmara dos Deputados.

A resposta de Henrique Fontana

A base do governo acusou o golpe, e reage com veemência ao movimento que vem se fortalecendo, de levar o vice Michel Temer à Presidência da República. Ontem, o deputado gaúcho Henrique Fontana, um dos líderes que mantém um discurso de bom nível, enfrentou a questão de forma clara ao descrever o cenário visto pelo olhar do governo: “está em curso no Brasil uma tentativa de golpe institucional para levar ao poder quem não recebeu votos com o objetivo de frear as investigações em andamento”. “PSDB e setores da oposição se aliam a setores do PMDB para abrir condições e frear investigações, coisa que a presidenta Dilma jamais fez em cinco anos de governo. A comissão de impeachment é um tribunal de exceção para cassar sem argumento, sem fato e sem crime cometido. O motivo para cassar seriam seis decretos de suplementação orçamentária, prática utilizada por governos como FHC e Lula, aprovados pelo Congresso.”

PCdoB ganha mais um ministério

De nada adiantou o malabarismo do deputado George Hilton, deixando o PRB e trocando de partido para se manter à frente do Ministério do Esporte. O governo já anunciou que o ministério irá para o PCdoB como prêmio pela lealdade dos comunistas ao governo Dilma.

O listão da Odebrecht

O listão de supostas doações da Odebrecht para candidatos às eleições municipais de 2012 foi explosivo por envolver políticos de 19 partidos, incluindo governo e oposição. O problema é que os dados, como figuram na lista, misturam doações legais e outras que ficaram no Caixa 2 de algumas campanhas.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

DOIS PARTIDOS NO MESMO DIA
Pimenta nos olhos dos outros….
https://www.osul.com.br/grupo-de-michel-temer-confirma-reuniao-do-pmdb-dia-29/ Grupo de Michel Temer confirma reunião do PMDB DIA 29 2016-03-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar