Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 24 de março de 2016
O Conselho Regional de Medicina Veterinária atualizou no site as alterações informadas pelo Ministério da Agricultura sobre o cadastro de médicos veterinários para a prescrição de medicamentos controlados. Em 2015, o CRMV-RS firmou parceria com o Sistema de Fiscalização de Insumos Pecuários (Sefip) para a divulgação das regras, que possuem critérios rigorosos para garantir o correto uso destes produtos.
A principal novidade é que agora os profissionais não precisarão mais fazer o cadastro pessoalmente no Ministério da Agricultura. O cadastro, necessário para a obtenção de números para a aquisição e prescrição dos produtos controlados, poderá ser feito diretamente através do site do Mapa, no Sipeagro.
Conforme o coordenador de Fiscalização e Orientação Profissional do CRMV-RS, Mateus Lange, o Conselho está sempre disponível para orientar os profissionais neste procedimento. Segundo ele, a Instrução Normativa 25, que regulamenta a aquisição e prescrição de medicamentos controlados tem muitos detalhes. “É fundamental que os médicos veterinários tenham clareza na hora de realizar todo o processo. Este tipo de produto precisa ser adquirido e prescrito com todo o cuidado para evitar problemas de saúde pública. Por isso, o controle realizado pelo Mapa é fundamental”, garante.
A responsável pela fiscalização de produtos veterinários do Sefip na superintendência do Mapa no RS, Amanda Sartori, conta com os meios de divulgação do Conselho gaúcho para difundir a informação. “Percebemos que muitos médicos veterinários ainda têm dúvidas em relação aos procedimentos de cadastro e emissão de talonários. A parceria com o CRMV-RS é indispensável para estreitar canais com estes profissionais.”
Para ver o documento na íntegra basta acessar o site do CRMV-RS ou o link www.crmvrs.gov.br/PDFs/Orientacoes_sobre_produtos_veterinarios_controlados.pdf