Ilustração do sopro de velinhas da
Rainha Elizabeth II, que completará 90 anos. (Foto: reprodução)
Gasparotto
“O vigor físico é bom, o vigor intelectual melhor ainda, mas, muito acima de ambos, está o vigor do caráter.”
Theodore Roosevelt
A rainha Elisabeth II terá uma extensa programação para comemorar seus noventa anos, que serão completados dia 21 de abril. Taurina e bem resolvida, Elisabeth chegou muito bem até aqui. O primeiro evento programado se inicia no próprio dia do aniversário. Ela adora seus trajes e chapéus, e mantém uma grande coleção deles. Portanto, está perfeito proporcionar aos súditos apreciar este acervo palaciano.
Serão realizadas três exposições, e a primeira delas inaugura dia 21 no palácio d’Holyrrodhouse, antiga morada dos reis da Escócia em Edinbourh. Detalhe importante: esta coleção de trajes e objetos da rainha tem em comum o uso do tartan, tecido de lã com desenho em xadrez, uma das tradições escocesas.
O palácio de Buckingham, no final do mês de julho, será o cenário para a apresentação dos trajes usados por sua majestade em festas oficiais dos anos 1920 a 2010. Confesso que a escolha do Palácio de Windsor é a que mais entusiasma, e será lá que estarão expostos, a partir de setembro, as toiletes para a tarde e a noite que a real personagem usou na sua juventude.
Está sendo estudada uma possível comemoração no dia 21 de abril, que Elisabeth escolheu passar lá em Windsor. Igualmente é cogitado que poderá ter a participação do público nos arredores da nobre propriedade. Sem dúvida, Elisabeth, cujo reinado é o mais longo da Inglaterra, é um símbolo de energia e equilíbrio, como se pode esperar de uma taurina.
As icônicas vestimentas da Rainha integram futura exposição em comemoração ao seu aniversário. (Foto: reprodução)