Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de abril de 2016
O dramaturgo Naum Alves de Souza morreu nesse sábado (9), em São Paulo, aos 73 anos. Além de escrever peças e óperas, ele atuou como diretor, cenógrafo, figurinista e ator. Entre seus textos principais estão “No Natal a Gente Vem Te Buscar” (1979) e “Um Beijo, um Abraço, um Aperto de Mão” (1984).
Naum Alves de Souza dirigiu grandes nomes do teatro, como Cleyde Yáconis e Marieta Severo. Fundou com Carlos Moreno, Dionísio Jacob, Flávio de Souza e Mira Haar o Pod Minoga Studio – centro de pesquisas cênicas que desenvolveu linguagem original, na década de 1970, mesclando circo, teatro de revista, ópera, cinema e rádio. Também é lembrado pelos figurinos de “Macunaíma” (1978), dirigido por Antunes Filho.
A perda foi lamentada por diversos artistas e registrada pela Cooperativa Paulista de Teatro. “No teatro, um final de semana de partidas. Neste sábado, faleceu o querido mestre Naum Alves de Souza”, diz a postagem no Facebook em que também é lembrada a morte da atriz cubana Phedra de Córdoba, que faleceu no mesmo dia.
O velório e enterro ocorreram neste domingo (10) no Cemitério Gethsêmani, no Morumbi, zona oeste da capital paulista.
Voltar Todas de Teatro & Dança