Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de abril de 2016
A Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura, que iniciou dia 18 e se estende até o dia 24, domingo, bateu o recorde de adesões dos municípios que, este ano, é de cerca de 100 parceiros envolvidos na missão de estimular e propagar a leitura. Em parceria com a Câmara do Livro, escolas, bibliotecas e outras entidades de cerca de 100 municípios gaúchos estão realizando atividades de estímulo à leitura. Um dos motivos do aumento na participação do evento, proposto pela Câmara do Livro, é o fato de 2016 ser o primeiro ano de efetiva aplicação da Lei 14.673/2015, de autoria do deputado Miki Breier. Aprovada em 2015, esta lei estabelece que todas as escolas da Rede Estadual de Ensino e as bibliotecas públicas estaduais devem promover ações que coloquem o livro, a leitura ou a literatura em destaque no período.
Piqueniques de leitura, mostras de quadrinhos, contação de histórias, workshops e outras atividades relacionadas ao livro, à leitura e à literatura ocorrerão em vários municípios do Estado, nos próximos dias.
Um dos pontos altos da programação é a Solenidade pelo Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor em que a Câmara Rio-Grandense do Livro homenageará pessoas e entidades que se destacaram, em 2015, pela promoção ou pelo apoio a iniciativas em favor da leitura e do livro. A solenidade está marcada para terça-feira, 26/04, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e contará com a Banda da Feira como atração. Os homenageados, pelo apoio, ativa e relevante participação em prol do livro e da leitura são:
-BRASKEM
-TULIO MILMAN
-MEMORIAL DO RS
-PREFEITURA MUNICIPAL DE ESTEIO
Biblioteca do ano 2016:
-BIBLIOTECA DO COLÉGIO MARISTA ROSÁRIO
Também serão homenageados titulares e funcionários de empresas associadas à Câmara do Livro que completaram 25, 35 ou 50 anos de dedicação ao setor do livro.