Sábado, 28 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 23 de abril de 2016
Um vídeo sobre o estigma sofrido por chinesas solteiras se espalhou pela internet com depoimentos comoventes das jovens e de seus pais. Ele integra uma nova campanha sobre a mudança de olhar das mulheres chinesas sobre o mundo. A propaganda está viralizando na China, por tratar da questão das mulheres que passaram dos 35 anos e ainda não se casaram. O anúncio está provocando um acalorado debate por tratar das chamadas “sheng nu”, algo como “mulheres que sobraram”, um problema latente em uma sociedade em que as mulheres devem priorizar o casamento e a maternidade.
Com 4 minutos e feita no estilo documentário, a campanha “Marriage Market Takeover” (algo como “Invadindo o Mercado de Casamentos”) foi feita pela marca de produtos de beleza SK-II. O presidente da empresa, Markus Strobel, disse que o vídeo faz parte de uma “campanha global para inspirar e empoderar as mulheres a moldar seu próprio destino”. “Nós mostramos um problema da vida real de mulheres chinesas talentosas e corajosas que são pressionadas para casar antes dos 27 anos, por medo de serem rotuladas como ‘sheng nu’”, alega
As “sheng nu”.
Pela definição do governo, uma “mulher que sobrou” é qualquer mulher acima de 27 anos solteira. O Partido Comunista Chinês tenta pressionar essas mulheres a casarem, para lidar com um grave desequilíbrio de gênero causado pela política do filho único, que foi revogada recentemente.
Entretanto, de acordo com Leta Hong Fincher, autora do livro “Leftover Women: The Resurgence of Gender Inequality in China” (“As Mulheres que Sobraram, o Ressurgimento da Desigualdade de Gênero na China”, em tradução livre), as chinesas não casadas estão em um “verdadeiro momento de mudança”, já que muitas estão começando a optar pelo estilo de vida de solteira e lutando contra o estigma.
“Essas jovens estão sendo alvo de uma campanha deliberada do governo para pressioná-las a casar”, disse Leta. “Mas as mulheres chinesas hoje estão cada vez se educando mais e resistindo ao casamento. Essas mulheres solteiras estão tendo vidas ótimas, mas essa tortura psicológica vivenciada por elas para se casarem é algo extremamente real. E reflete a vida de muitas jovens profissionais na China.”
O vídeo intercala testemunhos emocionantes das mulheres com a opinião de seus pais. “Na cultura chinesa, respeitar os pais é o mais importante. E não se casar é visto como o maior sinal de desrespeito”, conta uma delas. “As pessoas acham que uma mulher solteira é incompleta”, afirma outra.
O vídeo foi intensamente compartilhado na rede social Weibo. “Eu sou solteira e precisava ver esse vídeo para saber que não estou sozinha e não tomei as decisões erradas. É possível ser feliz sem um homem. Não deveríamos ser punidas por nossas escolhas, já que não estamos prejudicando ninguém”, comentou uma usuária.
Reação ao casamento.
O vídeo termina com as mulheres e seus pais visitando o chamado mercado do casamento, que são lugares em que pais colocam cartazes com os pontos positivos de seus filhos, na expectativa de encontrar um parceiro para eles. Entretanto, na propaganda, os cartazes das mulheres em questão são acompanhados com frases delas a seus pais. “Eu não quero me casar só pelo fato de estar casada. Eu não serei feliz dessa maneira”, frisa um dos pôsteres. “Eu me oponho ao termo ‘mulher que sobrou’”, expõe outro cartaz com a foto de uma das mulheres, cuja a mãe reage: “Os homens que sobraram precisam se esforçar mais”.