Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
27°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Supremo avalia como impedir Eduardo Cunha de assumir a Presidência da República, sem afastá-lo do cargo

Compartilhe esta notícia:

STF discute nos bastidores sobre a linha sucessória. (Foto: reprodução)

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) estão discutindo, nos bastidores, uma alternativa ao afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do cargo de presidente da Câmara dos Deputados e do mandato parlamentar. Por falta de argumento jurídico forte o suficiente, a Corte manteria Cunha em sua cadeira.

Em contrapartida, ele ficaria proibido de assumir a Presidência da República, deixando assim, formalmente, a linha sucessória prevista na Constituição Federal. Em caso de vacância, o principal posto do Palácio do Planalto seria ocupado pelo vice-presidente. Na ausência do vice, o substituto previsto é o presidente da Câmara.

Segundo a Constituição, se for aberto processo contra a presidenta da República, ela precisa ser afastada do cargo durante as investigações. O STF precisará decidir se essa regra também se aplica aos substitutos da mandatária. Se a presidenta Dilma sofrer impeachment e Temer assumir o posto, Cunha será, na prática, o vice-presidente da República.

No caso de Cunha ficar proibido de exercer o cargo, a linha sucessória prevista na Constituição seguiria sem ele. Temer seria substituído, em caso de ausência, pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e, na sequência, pelo presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ministro do Trabalho diz que uma recuperação é possível se a crise política construída por golpistas for encerrada
Incêndio destrói histórica igreja em Nova York
https://www.osul.com.br/supremo-avalia-como-impedir-eduardo-cunha-de-assumir-a-presidencia-da-republica-sem-afasta-lo-do-cargo/ Supremo avalia como impedir Eduardo Cunha de assumir a Presidência da República, sem afastá-lo do cargo 2016-05-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar