Quarta-feira, 23 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 3 de junho de 2015
Médicos do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Tubarão, em Santa Catarina, realizaram uma cirurgia em um ambiente um tanto diferente. O paciente Anthony Kulkamp Dias, 33 anos, músico profissional por 20 anos e atualmente bancário, precisou remover um tumor no cérebro. A equipe de médicos sugeriu que Dias tocasse violão e cantasse para conseguir monitorar as funções da fala e coordenação motora para que essas não fossem afetadas.
Dias aproveitou e cantou “Emanuel”, música que ele mesmo compôs ao filho, nascido há poucos meses, seguida por “Yesterday”, dos Beatles, uma canção em alemão, “Bem Maior” (Roupa Nova) e a canção sertaneja “Telefone Mudo” (Trio Parada Dura).
De acordo com a equipe médica, para evitar a dor, foram aplicadas medicações na veia combinadas a anestésicos locais. Como estava consciente, o paciente alertava os médicos quando sentia dormência em alguma parte do corpo. A cirurgia contou com equipe de seis profissionais, entre neurocirurgiões, anestesista, instrumentadora cirúrgica e fonoaudióloga.