Sábado, 11 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Cientistas criam uma “segunda pele” para que as pessoas fiquem sem rugas

Compartilhe esta notícia:

Material usado do lado esquerdo da foto reproduz as propriedades de uma pele jovem e saudável. (Crédito: Reprodução)

Imagine um adesivo que pode ser aplicado à pele e, em segundos, suavizar as linhas de expressão que surgem com a idade. Além disso, ele pode servir para o tratamento de acnes, eczemas e outras dermatites ou fornecer proteção de longa duração a raios UV. É isso o que promete um novo material desenvolvido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts, na sigla em inglês), em parceria com a Olivo Labs, que, em testes iniciais com humanos, foi capaz de esconder bolsas nos olhos e melhorar a hidratação da pele, como se fosse uma “segunda pele”.

“É uma camada invisível que pode fornecer uma proteção, melhorias cosméticas e tem potencial para injetar uma droga localmente na área que está sendo tratada”, disse Daniel Anderson, professor associado do MIT. “Essas três características juntas podem tornar [o material] ideal para uso em humanos.”

Trata-se de um polímero à base de silicone que pode ser aplicado à pele como uma cobertura fina e imperceptível que reproduz as propriedades mecânicas e elásticas de uma pele jovem e saudável, segundo artigo publicado nesta semana na revista Nature. A “segunda pele” é composta por químicos amplamente utilizados e classificados como seguros pela FDA (a agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos). Em testes iniciais com 170 indivíduos, nenhum apresentou irritação ou reações alérgicas.

Função da pele.

Com o envelhecimento, a pele se torna menos firme e elástica, problemas que podem ser exacerbados pela exposição ao sol. Isso reduz a capacidade da pele de cumprir a sua função de proteger o organismo contra temperaturas extremas, toxinas, micro-organismos, radiação e ferimentos. Os estudos para a criação de uma cobertura protetora que pudesse restaurar as propriedades da pele saudável começaram há dez anos.

“Nós começamos pensando como poderíamos controlar essas propriedades da pele com polímeros que conferissem efeitos benéficos”, disse Anderson. “Nós também queríamos que fosse invisível e confortável.”

Os pesquisadores construíram uma biblioteca com mais de cem polímeros possíveis, sendo que todos possuíam uma estrutura química conhecida como siloxano – cadeia que alterna átomos de silicone e oxigênio. Esses materiais foram testados na busca dos que melhor replicassem a aparência, força e elasticidade da pele saudável. O melhor deles têm propriedades elásticas muito similares à da pele. Em testes em laboratório, ele retornou ao estado original após ser esticado mais de 250%, e a pele natural pode ser esticada até 180%.

“Criar um material que se comporta como a pele é muito difícil”, disse Barbara Gilchrest, dermatologista no MIT e coautora do estudo. “Muitas pessoas tentaram fazer isso e os materiais que eram disponíveis não tinham as propriedades de flexibilidade e conforto para serem capazes de se adaptar ao movimento da pele e retornar ao seu formato original.”

Testes em humanos.

Os primeiros testes em humanos foram feitos para medir a segurança e eficácia. Os polímeros foram aplicados embaixo dos olhos para tratar as conhecidas bolsas, formadas pela saliência de gordura na pálpebra inferior. Quando o material foi aplicado, ele criou uma força de compressão que apertou a pele. O efeito durou 24 horas. Os exames também avaliaram a capacidade de prevenir a perda de água da pele, com resultados positivos em comparação a outros cosméticos disponíveis no mercado. (AG)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Advogado de Delcídio diz que irá pedir afastamento de Renan Calheiros
Tiririca tira bigode para não parecer com Waldir Maranhão
https://www.osul.com.br/cientistas-criam-uma-segunda-pele-para-que-as-pessoas-fiquem-sem-rugas/ Cientistas criam uma “segunda pele” para que as pessoas fiquem sem rugas 2016-05-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar