Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de maio de 2016
Milho e sorgo: inovações, mercados e segurança alimentar é o tema do 31º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que ocorre em Bento Gonçalves de 25 a 29 de setembro. O lançamento do evento ocorreu nesta manhã de segunda-feira (16) no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, na presença do Governador José Ivo Sartori. O Congresso dará ênfase às discussões sobre os impactos das novas tecnologias geradas pelas instituições de pesquisa pública e privada e seus desdobramentos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão nas culturas de milho e sorgo no Brasil.
Para tanto, contará com dois workshops – um sobre o manejo integrado da lagarta-do-cartucho e o segundo sobre o percevejo-barriga-verde em milho – além de duas reuniões técnicas sobre os cereais em questão. O objetivo é reunir pesquisadores, produtores, extensionistas, técnicos e dirigentes de indústrias de insumos e de máquinas e equipamentos agrícolas, de cooperativas, além de professores e estudantes, para analisar os avanços das tecnologias responsáveis pelo desenvolvimento das culturas de milho e sorgo.
A promoção é da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), com realização da Embrapa, Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Emater e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Participaram do evento o secretário da Agricultura e Pecuária do RS, Ernani Polo; o presidente da Associação Nacional do Sorgo, Décio Karam e o presidente do Congresso, Zefrino Chielle, ao lado de autoridades, lideranças setoriais e convidados.