Quarta-feira, 23 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Delcídio diz que não pode colocar a mão no fogo por Temer

Compartilhe esta notícia:

Em entrevista, ex-senador afirma que PMDB "tem uma posição proeminente" na Lava-Jato. (Foto: André Corrêa)

O ex-senador Delcídio Amaral disse que não pode colocar a mão no fogo pelo presidente interino Michel Temer (PMDB-SP). Cassado na última terça-feira (10), o ex-líder do governo no Senado chorou ao falar do desabafo da filha nas redes sociais e reafirmou que a presidenta afastada Dilma Rousseff mentiu sobre a Petrobras.

As declarações foram realizadas em entrevista ao “Roda Viva”, da “TV Cultura”. No programa, Delcídio foi questionado por jornalistas sobre a participação de Temer na Lava-Jato. Em seu acordo de colaboração com a Justiça, o ex-senador afirma que o presidente teve participação direta na nomeação de executivos da Petrobras condenados na Operação.

“Quando disse que ele tinha indicado Zelada (Jorge Zelada, ex-diretor da área Internacional da Petrobras de 2008 a 2012, por indicação do PMDB), senti preocupação enorme numa resposta rápida dele [Temer]. Quando se indica alguém, não quer dizer que se indica para roubar. Prefiro acreditar que ele tenha endossado a indicação da bancada. Não posso colocar a mão no fogo até porque não conheço as relações dele”, justificou.

Delcídio também foi perguntado sobre a veracidade da denúncia do engenheiro José Antunes Sobrinho, um dos donos da Engevix, contra Temer. Em seu acordo de delação premiada, Sobrinho afirmou ter pago R$ 1 milhão a um emissário do presidente, como forma de agradecimento por participar de uma licitação de R$ 162 milhões da Eletronuclear para operar na usina de Angra 3.

“Tomei conhecimento desse trecho da delação. Não conheço os fatos. Sei que ele atuou em Angra e conta, aparentemente, uma história que tem começo, meio e fim. Por isso, vejo com preocupação o que vem por aí. Até para o atual governo. Segundo Delcídio, o PMDB “tem uma posição proeminente” na Lava-Jato. “E não tenho dúvida de que agora, com a colaboração da Andrade Gutierrez, vai ficar nítido”, prevê.

Sobre o governo de Temer, Delcídio disse que o presidente “tem um grande desafio pela frente”, que precisará ter “muita coragem para tomar medidas duríssimas” e ainda classifica alguns ministérios de “muito fraquinhos” como o de Minas e Energia, hoje nas mãos de Fernando Coelho Filho.

O ex-senador também falou sobre o Petrolão. De acordo com Delcídio, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma sabiam de todo esquema de corrupção na estatal, uma vez que “todo mundo sabe que, da Petrobras, quem cuida é o presidente da República”. “Isso é histórico. Portanto dizer que não conhece e não participou das composições é querer desqualificar ou achar que todo mundo aqui é ignorante ou idiota. A Petrobras é do presidente sempre.”

Aécio Neves

O presidente do PSDB, Aécio Neves, também não escapou das acusações de Delcídio, que disse em delação premiada que o tucano fez parte de esquema de corrupção na estatal Furnas, com ajuda de Dimas Toledo, ex-diretor de engenharia da companhia. Ele acredita que será difícil para o senador escapar das investigações que pesam sobre ele.

“Furnas não é simples de engavetar. Vem arrastando a barriga desde a CPI dos Correiros e voltou à tona de novo. Esse tema já faz parte de outras colaborações, inclusive de empresários contando que estão fazendo doações para empresas que o Dimas comanda. Não está difícil rastrear de onde vem, para onde vai e quem recebe [a propina]. As evidências são inapeláveis às questões colocadas no meu depoimento e que vão ser complementadas. (AG)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Rapaz ensina a comer uma espiga de milho em apenas 10 segundos e o vídeo é um sucesso na internet
Mulher é condenada pela morte das filhas de 1 e 3 anos na Inglaterra
https://www.osul.com.br/delcidio-diz-que-nao-pode-colocar-a-mao-no-fogo-por-temer/ Delcídio diz que não pode colocar a mão no fogo por Temer 2016-05-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar