Sábado, 28 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 10 de junho de 2016
A cerimônia que deu início às comemorações alusivas aos 70 anos de instalação da CAA/RS (Caixa de Assistência dos Advogados do RS) foi marcada pela presença maciça da advocacia gaúcha, que lotou o Salão São José do Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre, na noite desta quinta-feira (09).
Compuseram a mesa de abertura, a presidente da CAA/RS e coordenadora da Região Sul da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência (CONCAD), Rosane Marques Ramos; o presidente da CAA/DF e coordenador nacional da CONCAD, Ricardo Peres; o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier; o ex-presidente da CAA/RS e primeiro coordenador nacional da CONCAD, conselheiro seccional da OAB/RS Sergio Leal Martinez; o procurador-geral do Estado, Euzébio Fernando Ruschel, representando o governador José Ivo Sartori; o presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Eduardo Zietlonw Duro; o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargador João Pedro Silvestrin; o presidente da CAA/ES e coordenador da Região Sudeste da CONCAD, Carlos Augusto Alledi; a procuradora-geral do Município, Cristiane da Costa Nery, representando o prefeito José Fortunati; a presidente do Instituto dos Advogados do RS, conselheira seccional da OAB/RS, Sulamita Santos Cabral; a conselheira federal da OAB/RS, Cléa Carpi da Rocha; e a diretora-geral da Escola Superior de Advocacia, Rosângela Herzer dos Santos.
Após a apresentação do vídeo institucional, que contou a história da CAA/RS ao longo destas sete décadas de serviços prestados à advocacia gaúcha, tiveram início os pronunciamentos das autoridades que compuseram a mesa de trabalhos.
A presidente da CAA/RS e coordenadora da Região Sul da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência (CONCAD), Rosane Marques Ramos, falou sobre a missão da entidade enquanto braço assistencial da OAB. “Nós, dirigentes de Caixa, estamos acostumados a falar com o coração, porque a nossa missão é o cuidado, o zelo, o carinho para com a advocacia e seus dependentes. Eu sempre digo que enquanto a OAB tem como missão a defesa das prerrogativas, do Estado Democrático de Direito, da defesa da democracia, a CAA/RS tem missão de cuidar da saúde e do bem estar dos advogados”.
Rosane também falou sobre o legado dos ex-presidentes. “Se hoje pudemos investir em qualidade de vida, em estrutura – não só para os profissionais da Capital, mas também para os do Interior, por meio de investimentos massivos no aparelhamento tecnológico para que as subseções pudessem ofertar um local à altura da dignidade da classe, é porque os nossos antecessores garantiram o saneamento das contas e devolveram a dignidade à advocacia gaúcha.
Em nome dos ex-presidentes da CAA/RS, o conselheiro seccional da OAB e presidente da Caixa do RS gestão 1988/1989 Sergio Leal Martinez, salientou a importância da memória da entidade. “Os presidentes hoje homenageados em sua totalidade, gradativamente dando forma e consistência a nossa querida CAA/RS. A memória é um dos alicerces que dá sentido a vida, como instituição não é diferente. Preservar a memória institucional é mantê-la viva de modo a fortalecer as bases. Também é preciso olhar para as pessoas, pois a história institucional é uma construção que traz em si as marcas dos sujeitos que dela fazem parte” destacou. E concluiu: “Todos os presidentes e seus abnegados diretores e colaboradores que fizeram parte da CAA/RS, bem como os que continuam trabalhando nela, tem dado uma contribuição inestimável para essa história que se busca preservar”. Martinez também foi homenageado como primeiro coordenador nacional da CONCAD, gestão 1987/1989.
O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, ressaltou a importância da entidade no Sistema OAB. “É com muita satisfação que participo desta solenidade que se realiza pela passagem do septuagésimo aniversário da CAA/RS. Aqui estamos para reverenciar a história construída com a participação dos sempre presidentes, diretores, delegados e incansáveis colaboradores. A notável trajetória da nossa Caixa de Assistência foi elevada nos últimos anos a todos os quadrantes da nossa pátria. O que a CAA/RS tem feito pela advocacia gaúcha, sem dúvida exemplifica comprometimento, responsabilidade e identificação com a causa assistencial dos advogados” declarou.
Ricardo Peres, presidente da CAA/DF e coordenador nacional da CONCAD, fez referência aos gaúchos, mencionando o presidente do CFOAB, Claudio Lamachia. “Um gaúcho que confiou a mim a coordenação nacional das CAAs, nosso querido presidente, a quem sou muito grato. Todos nós, caixistas, temos a felicidade de ter um presidente apaixonado pelas CAAs”. O dirigente também mencionou o papel das Caixas de Assistência na vida dos advogados. “Surgimos para ser braço assistencial da Ordem e temos a missão de cuidar da saúde e da qualidade de vida dos advogados e seus familiares, e as CAAs têm cumprido muito bem sua tarefa, ofertando serviços, benefícios e convênios”. Peres reiterou aos presentes o convite para a realização da I Feira Nacional das CAAs, que começa às 09h nesta sexta-feira (10).
Os ex-presidentes, carinhosamente chamados de sempre presidentes, foram homenageados durante a solenidade com uma escultura especialmente criada pelo artista plástico João Evangelista. O evento contou ainda com a participação do Coral da CAA/RS, que executou os hinos nacional e rio-grandense.
Na manhã desta sexta-feira (10), a partir das 09h, tem início a I Feira Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados. O evento conta com o patrocínio de IBBCA Administradora de Benefícios, Qualicorp, Kor Corretora de Seguros e Fundação Escola Superior do Ministério Público, e apoio da Netscan Digital, Panvel Farmácias, CNC Solutions, Gramado Parks e Bancorbrás. A Unimed Porto Alegre é a socorrista oficial do evento.