Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd O que nunca fizeram

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Banco de Dados)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Deveria ser criada comissão da sociedade civil para acompanhar os efeitos do corte de 4 mil e 307 cargos em comissão e de funções gratificadas que o governo federal   determinou ontem. Ao final de alguns meses, avaliação pública mostraria os benefícios ou prejuízos com a economia anual de 230 milhões de reais ao ano.

A qualquer medida de redução de despesas, surge reação contrária, alegando que significaria desmonte da máquina pública. Só falta conferir com isenção.

DEVE SER EQUÍVOCO

Ciro Gomes entrou na lista das testemunhas de defesa indicadas pela presidente afastada Dilma Rousseff para falar na comissão do impeachment do Senado. Deve ter trocado de opinião: em dezembro, Ciro declarou que o governo Dilma é “praticamente indefensável”. Por suas características, nunca se sabe bem o que dirá.

UMA DIFICULDADE

O PSol busca apoio da Rede Solidariedade na eleição à Prefeitura de Porto Alegre, mas enfrenta barreira: os ataques na campanha à gestão de José Fortunati, que a deputada estadual Regina Becker dificilmente aceitará.

COM O TUCANO

O PP indicará o vereador Sérgio Cecchin como vice na chapa do deputado estadual Jorge Pozzobom, do PSDB, que concorrerá à Prefeitura de Santa Maria. A decisão foi tomada com 23 votos favoráveis, um contrário e duas abstenções. Cecchin exerce o quinto mandato na Câmara Municipal e foi o segundo mais votado em 2012.

A outra opção era apoiar Fabiano Pereira, do PSB, que vai liderar dobradinha com o PMDB.

TEM PRAZO

A partir desta segunda-feira, o veto ao reajuste salarial de servidores públicos, excetuando o Executivo, precisará ser votado. Se não ocorrer, trancará a pauta de outros projetos. A tendência é de que a bancada governista não dê quorum até sexta-feira, quando começará o recesso de duas semanas. Há possibilidade de convocação extraordinária só para tratar do tema polêmico.

FILTRO COMPLETO

Para combater o caixa 2 nas campanhas eleitorais, o Ministério Público Federal vai cruzar dados dos candidatos com informações de órgãos como o Banco Central, a Receita Federal e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras. Será quase impossível usar o velho truque.

 EM BAIXA

Para ser finalizada a duplicação da rodovia entre Guaíba e Cristal, mais o contorno de Pelotas, são necessários 600 milhões de reais. O orçamento do PAC este ano não reservou mais do que 6 milhões.

 RÁPIDAS

* Caberá ao PP escolher o novo superintendente do Ministério do Trabalho no Estado.

* Temer só não conta com apoio de cinco partidos em votações do Congresso: PT, PDT, PC do B, PSol e Rede.

* O ministro Osmar Terra sairá amanhã do Hospital Sírio-Libanês, onde se submeteu a rápida cirurgia.

* A Comissão de Ética da Câmara, que analisa o caso de Eduardo Cunha, ganha por antecipação o prêmio anual Perda da Paciência.

* Falta uma faixa na Esplanada dos Ministérios: estatais sem apaniguados.

* Projeto do deputado estadual Bombeiro Bianchini elimina sucatas ambulantes, limitando a 15 anos o uso de veículos do transporte escolar.

* Técnicos da Fazenda escalados para elaborar o orçamento de 2017 se parecem com barbante: gostam de aperto.

 

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Lula desiste de salvar Dilma
CRÔNICA DE UMA PRISÃO ANUNCIADA!
https://www.osul.com.br/o-que-nunca-fizeram/ O que nunca fizeram 2016-06-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar