Sábado, 11 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Falta de luz no Senado suspende reunião da comissão do impeachment

Compartilhe esta notícia:

Os senadores chegaram a manter o encontro "à meia-luz" por cerca de uma hora, com a ajuda dos geradores do prédio. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Incêndio de grandes proporções em uma subestação de energia afetou a área central de Brasília nesta segunda-feira (27) e causou blecaute em prédios da Esplanada dos Ministérios, incluindo o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. Até as 20h, bombeiros ainda combatiam as chamas altas e a causa do fogo ainda não tinha sido identificada.

A sessão da comissão do Senado que analisa o impeachment da presidente Dilma Rousseff foi suspensa às 19h40, por causa da falta de energia. Os senadores chegaram a manter o encontro “à meia-luz” por cerca de uma hora, com a ajuda dos geradores do prédio. Duas testemunhas que seriam ouvidas nesta segunda devem participar de nova reunião na manhã de quinta-feira (30).

Em nota, o Senado informou que a ala onde a comissão se reúne “é coberta por no-break com autonomia para até uma hora de falta de energia elétrica”. O texto confirma que o problema foi causado pelo incêndio na subestação Brasília Central, que alimenta a região.

A instabilidade começou às 18h30, com uma queda que durou cerca de 15 minutos. O sistema foi retomado com alguma instabilidade e voltou a cair às 19h20. Prédios como o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional usavam geradores e luzes de emergência para manter o funcionamento das atividades principais.

Câmeras da TV Globo flagraram as chamas na subestação no início da noite. Segundo a CEB, as causas ainda eram apuradas até o início da noite, já que o dia não foi marcado por chuvas, trovoadas ou vento forte.

O blecaute também afetou o funcionamento do Metrô por 20 minutos, entre 18h45 e 19h05. Segundo o órgão, apenas os trens que circulavam perto de Taguatinga tiveram o funcionamento interrompido. Por volta das 19h30, o sistema funcionava normalmente.

Na comissão que avalia o processo de impeachment de Dilma Rousseff no Senado, as atividades foram mantidas normalmente até o início da noite. O gerador do prédio garantiu a iluminação das salas principais, mas corredores e gabinetes ficaram no escuro durante a falha.

Todos os prédios públicos no lado norte da Esplanada dos Ministérios foram afetados pela queda, segundo servidores. A lista inclui os ministérios da Justiça, da Educação, da Fazenda e da Defesa, por exemplo.

Semáforos do Eixo Monumental também foram afetados pela queda e ficaram desligados. Quando a luz foi restabelecida, a sinalização ficou intermitente, indicando atenção aos motoristas. Até as 18h45, não havia registro de acidentes de trânsito na região. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Dilma agiu para liberar crédito, mas não nas pedaladas fiscais, aponta perícia do Senado
Líderes da UE dizem que só negociam após Reino Unido oficializar pedido de saída
https://www.osul.com.br/falta-de-luz-no-senado-suspende-reuniao-da-comissao-do-impeachment/ Falta de luz no Senado suspende reunião da comissão do impeachment 2016-06-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar