Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de junho de 2016
Fortalecer o compromisso de desenvolvimento da sociedade e transparência do negócio respeitando os pilares de sustentabilidade econômica, social, ambiental e governança corporativa foi uma das metas, em 2015, da diretoria de Gestão Responsável e Sustentável da Vivo. O Relatório de Sustentabilidade de 2015, divulgado esta semana pela empresa, destaca o investimento de 41 milhões de reais em projetos sociais que beneficiaram mais de 3 milhões de pessoas, com apoio a projetos culturais.
Na área ambiental, foram investidos mais de 13 milhões de reais em ações voltadas principalmente ao controle do consumo de energia e água, além de iniciativas de logística reversa. Na frente comercial, a Vivo avançou na adesão à conta digital, que permite ao cliente acessar seu histórico em meio eletrônico, dispensando o uso de papel. Em 2015, apenas com essa ação, mais de 40 milhões de faturas deixaram de ser impressas, o que representa pelo menos 80 milhões de folhas de papel poupadas. Nas lojas, a empresa intensificou a gestão de documentos via tablets, incluindo a assinatura digital de contratos.
O relatório detalha também as medidas adotadas em 2015 para melhorar a experiência do cliente, por meio da implantação de um amplo plano de qualidade. São várias frentes de simplificação do atendimento e entrega dos serviços, além ampliação dos canais digitais e de autosserviços. Outro destaque é o emprego da inovação e da tecnologia para reduzir o impacto no meio ambiente. São soluções ‘verdes’ oferecidas a clientes empresariais que permitem armazenar dados, encurtar distâncias, promover a gestão de recursos, evitando desperdícios e dispensando a necessidade de deslocamentos para reuniões, por exemplo.
A empresa está presente, pelo quarto ano consecutivo, no ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), da BM&FBOVESPA e divulga o Relatório de Sustentabilidade desde 2004, como prática de transparência com o mercado.