Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de julho de 2016
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) implantou nesta quarta-feira (13) um programa permanente de monitoramento da qualidade da água do Guaíba. A partir de agora, técnicos da Fepam passam a coletar a cada semana amostras da água em cinco pontos do Lago.
O resultado das análises destas amostras estará disponível semanalmente no site da Fundação, para que qualquer pessoa possa acompanhar a evolução do sistema de controle.
Nesta semana, a Fepam iniciou a análise dos seguintes parâmetros: demanda bioquímica de oxigênio (DBO), demanda química de oxigênio (DQO), alcalinidade, fósforo total, ortofosfato dissolvido, nitrato, nitrogênio amoniacal, sólidos suspensos totais (SST), sólidos dissolvidos totais (SDT), turbidez, cloreto, transparência, pH, salinidade, temperatura, nitrogênio total Kjeldahl (NTK), condutividade e oxigênio dissolvido (OD).
A coleta está sendo realizada nos seguintes pontos: Foz do rio Gravataí; depois da Casa de Bombas nº 5 do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP); depois da Casa de Bombas Pluvial do Trensurb; antes da captação de água do Dmae São João/Moinhos de Vento e depois da captação de água do Dmae São João/Moinhos de Vento.