Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Estudo aponta que obesidade pode elevar riscos de problema na gengiva

Compartilhe esta notícia:

Pesquisa avaliou 539 brasileiros de 31 anos de idade (Foto: AP)

Sobrepeso e obesidade podem elevar o risco de periodontite, aponta um estudo apresentado em uma conferência da IADR (Associação Internacional de Pesquisa Dental). A periodontite é uma doença que começa com uma inflamação na gengiva e é caracterizada por danos no osso e nas fibras de sustentação dos dentes.

O estudo, coordenado pelo pesquisador Marco Peres, da Universidade de Adelaide, na Austrália, avaliou 539 pessoas de 31 anos de idade que passaram por exames periodontais em 2013. A conclusão foi que ter sobrepeso elevou em 11% o risco de ter uma periodontite; ser obeso aumentou esse risco em 22%. Já o risco de ter uma periodontite severa foi 12% maior entre os participantes com sobrepeso e 27% maior entre os obesos.

Segundo o periodontista Giuseppe Alexandre Romito, o paciente obeso costuma ter uma resposta inflamatória exacerbada e, como a doença de gengiva é inflamatória, a obesidade se torna um fator de risco para o desenvolvimento desse tipo de problema.

Periodontite

A periodontite costuma acontecer na vida adulta, após os 30 anos, decorrente de uma gengivite não tratada ou mal curada. Nessa doença, a placa bacteriana endurece e forma o cálculo gengival (tártaro), que afasta a gengiva dos dentes e cria uma bolsa periodontal. As bactérias entram pela gengiva e atingem o tecido ósseo dos dentes e as fibras de ligamento que os sustentam. Eles podem ficar moles e até cair.

Quando a periodontite avança, pode haver abscessos (pus) que levam à endocardite bacteriana, problema que faz com que as bactérias que estão na gengiva entrem na corrente sanguínea e se alojem nas válvulas do coração. Esses micro-organismos, então, limitam ou bloqueiam a passagem do sangue pelo coração. (AG) 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Médica sofre tentativa de estupro no estacionamento de um hospital em Porto Alegre
Brasil só cria vagas de emprego com remuneração de até um salário mínimo, apontam dados do Ministério do Trabalho
https://www.osul.com.br/estudo-aponta-que-obesidade-pode-elevar-riscos-de-problema-na-gengiva/ Estudo aponta que obesidade pode elevar riscos de problema na gengiva 2016-07-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar