Sábado, 26 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 24 de julho de 2016
Uma nova falha de segurança no iPhone possibilita que hackers tenham acesso ao telefone de um usuário a partir do envio de mensagens de texto com arquivos de imagens.
A falha, descoberta pelo especialista em segurança digital Talos Tyler Bohan, não afeta apenas iPhones, mas também iPads e Macs.
O bug, como Bohan explica, está diretamente relacionado à forma como o software da Apple lida com arquivos de imagem chamados de TIFF.
Quando o software do dispositivo tenta processar a imagem, o arquivo malicioso é capaz de explorar a vulnerabilidade do sistema e acessar partes do código do dispositivo normalmente fora do alcance de terceiros.
Possibilita ainda inclusive a execução de códigos maliciosos dentro das aplicações sem que os usuários suspeitem de nada. Desta forma, os hackers podem ter acesso a dados sigilosos dos usuários, incluindo senhas.
Como se proteger.
A Apple já corrigiu o erro, mas apenas para usuários que tiverem o sistema operacional mais recente.
No iPhone, vá em Configurações, depois em Geral, Atualização de Software e selecione “Download and Install” para atualizar para o iOS 9.3.3. A atualização está disponível a partir do iPhone 4s e deve, em breve, chegar para iPod e iPad.
Em um Mac, clique no ícone da Apple e selecione a App Store. Na guia “Atualizações” você pode atualizar para o software mais recente.