Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de agosto de 2016
Mesmo faltando alguns dias para a abertura da Expointer 2016, passear pelo Parque Assis Brasil já revela a imponência das ações que começam a ganhar corpo e a revelar as mudanças estruturais que estão sendo impostas ao local. Desde o ano passado, Sérgio Bandoca Foscarini da Silva, subsecretário do Parque de Exposições Assis Brasil, assumiu o desafio de “dar vida ao Parque”, com renovações necessárias para ver “este sonho realizado”, como atesta com entusiasmo o subsecretário. Ele acompanha passo a passo as obras que estão sendo implementadas, a fim de atingir os objetivos propostos por sua administração iniciada na edição anterior da Expointer e que agora ganha continuidade.
Espalhados pelos 141 hectares do Parque, 46 postes de iluminação solar estão substituindo os antigos, um trabalho acrescido de agilidade com outra aquisição importante do Parque, um caminhão com cesto que facilita a manutenção deste e de outros itens importantes neste processo. “Com os novos postes, estaremos desde agora economizando cerca de 20% de nossas despesas mensais com iluminação elétrica e queremos chegar até a 60% ”. Ainda somada à preocupação de redução de custos fixos, uma caixa d’água com capacidade para 50 mil litros está sendo instalada. O abastecimento se dará a partir de um poço artesiano já existente no Parque, o que acarretará também em economia, com maior capacidade de atendimento aos usuários.
Um novo deck igualmente dará nova roupagem ao boulevard com a colocação de mais de mil metros de madeira na área, agora ampliada. Mas não fica nisso, com a transferência do lavador de animais da área central do Parque, para outro ponto, os laboratórios passarão a ocupar a região, com edificações modernas e definitivas. “Construímos um novo lavador, coberto, com bastante espaço onde os animais estarão mais protegidos”.Com a locação da área do antigo lavador, o Parque passará a arrecadar anualmente em aluguéis cerca de 165 mil reais/ano, que representam um potencial relevante para novos investimentos.
A proposta do subsecretário, em parte já concretizada, é o funcionamento do Parque durante todo o ano. Uma primeira ação já deu início a esta caminhada, com a abertura do parque infantil aos domingos, do meio-dia às 18h, sem permissão de entrada de carros e bebida alcoólica. A instalação de lojas de alto padrão, com fortes atrativos a partir da geração de eventos e comércio diversificado deverão incrementar a visitação do público em geral, empresariado e turistas também durante o ano, além de outras opções que passam pelo segmento gastronômico.
Outra obra que traduz motivo de orgulho para Sérgio Bandoca Foscarini da Silva é a capela, que está sendo construída próximo à administração do Parque, com 12 bancos e uma cruz. “Não consigo admitir que um evento que receba cerca de 600 mil visitantes como é o caso da Expointer, não tenha uma capela ecumênica para o público”. As iniciativas que impõem um novo visual ao Parque constituem a marca registrada desta atual administração, que se prepara para abrir as portas do PEEAB no dia 27 de agosto para mais uma edição da Expointer, prometendo repetir mais uma vez o sucesso que permeia tradicionalmente o evento.