Quinta-feira, 09 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de agosto de 2016
Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) revelam que há 39,4 milhões de eleitores brasileiros aptos a votar pelo sistema de biometria nas eleições municipais deste ano. O número representa 27% do eleitorado do País, que é de 144 milhões de pessoas.
O número total de cadastrados para votar por biometria no Brasil é de 46,3 milhões, mas parte deles não votará neste ano (moradores de Brasília, Fernando de Noronha e localidades do exterior). Além disso, segundo o TSE, há pessoas que já fizeram o recadastramento, mas que não conseguirão votar por biometria porque não haverá essa opção nas suas cidades.
Dos 5.568 municípios brasileiros, 1.540 contarão com o voto biométrico. Outros 840 terão um sistema híbrido. Os Estados com o maior número de eleitores com biometria são Sergipe (99,8%), Amapá (99,7%) e Alagoas (99,6%). Rio de Janeiro é o que terá menos eleitores pelo novo sistema: apenas 7,3%.
O objetivo da biometria, segundo a Justiça Eleitoral, é evitar fraudes. Os dados de todos os dez dedos da mão são coletados por um scanner de alta definição. Além disso, é tirada uma fotografia e cadastrada a assinatura digitalizada. O recadastramento será obrigatório para todos os eleitores em 2018. (AG)