Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de agosto de 2016
Uma dona de casa foi vítima de um golpe virtual. Ela comprou dois celulares pela internet. Pagou 1,6 mil reais por eles. Porém, recebeu em casa apenas um e mais um monte de pedras. Um especialista em direito do consumidor dá dicas para evitar que isso aconteça. Cássia Lopes recebeu o pacote das compras em casa e em menos de uma semana. Dentro dele havia apenas pedras. “Quando eu abri a caixa, já vi que estava saindo terra. Achei estranho. Vi que o plástico estava meio rasgado. Só tinha só o fone, carregador e duas pedras onde deveria estar o celular maior. O outro celular estava na caixa”, disse a consumidora.
Embalagem violada.
Ela conta que percebeu violação na embalagem. “Como a transportadora que me entregou fica perto, a primeira coisa que eu fiz foi ir até lá para ver o que eles iriam me falar a respeito. Me indicaram que eu ligasse para a empresa onde comprei, para ver o que iriam fazer. Cheguei em casa e já liguei. Tomei todas as providências e agora estou aguardando. Eles me falaram que iriam me ressarcir e que eu poderia escolher receber de volta o valor pago ou a mercadoria que pedi.”
Cuidados.
O especialista em direito do consumidor Fábio Sbampato explica que comprar pela internet exige cuidados antes e depois da confirmação do pedido. Em caso de qualquer problema, como o ocorrido com Cássia, a responsabilidade é da empresa em que o cliente fez a compra. “Em um caso como este, que se caracteriza crime de estelionato, a pessoa faz o boletim de ocorrência, além de um registro da situação através de fotos ou vídeos.”
Ainda segundo o especialista, quando o caso não se caracteriza como crime, o cliente também pode desistir da compra em sete dias. Segundo ele, alguns cuidados podem evitar problemas. “É importante o consumidor sempre buscar fazer essas compras on-line em sites idôneos, que são comumente utilizados. Caso não seja um site comum, que faça uma pesquisa sobre ele para saber se existe alguma reclamação antes de realizar a compra.”
Ressarcimento do prejuízo.
A consumidora prejudicada diz que já comprou muito pela internet e que nunca imaginou que aconteceria algo assim. “A maioria dos móveis, o televisor, quase tudo em casa foi comprado pela internet e nunca tivemos nenhum problema. Já vi acontecer, mas nunca pensei que fosse acontecer comigo”, desabafou. Cássia destacou que a empresa que vendeu os celulares se dispôs a ressarcir seu prejuízo. O caso aconteceu em Minas Gerais. (AG)