Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de agosto de 2016
A judoca Rafaela Silva, de 24 anos, ganhou a medalha de ouro da categoria leve (até 57 kg). Ela superou todas as adversárias e garantiu o primeiro ouro para o Brasil. A atleta foi ovacionada pelo público.
Rafaela venceu a mongol Sumiya Dorjsuren, número um do mundo, na final do judô. Assim como quando conquistou o Mundial no Rio, em 2013, ela se ajoelhou no tatame e comemorou. Pulou para a arquibancada e foi comemorar com a família e amigos que assistiam à luta na Arena Carioca 2.
A brasileira aplicou um waza-ari pouco depois de um minuto de luta. A marcação do golpe exigiu a consulta ao vídeo por parte dos árbitros. No decorrer da luta, a brasileira conseguiu se livrar de um golpe perigoso da mongol. Aos poucos, ela conseguiu fugir das tentativas de ataque da adversária.
Rafaela supera assim uma derrota traumática em Londres-12, quando foi eliminada na primeira luta. Após a queda, ela discutiu com torcedores na internet. Alguns fizeram ofensas racistas contra a judoca e ela quase abandonou o judô. É a segunda medalha brasileira na Rio-2016. Antes de Rafaela, Felipe Wu conquistou a prata no tiro esportivo. (Folhapress)