Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de agosto de 2016
O grande número de empresários e profissionais do setor interessados em acompanhar os instigantes temas que englobam a programação do Fórum Estadual da Mineração de Agregados como Vetor do Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul, levaram o Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do RS (Sindibritas) e a Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas), promotores do evento, a transferi-lo para um novo local, o Hotel Embaixador, no Centro de Porto Alegre. Hoje (12, às 8h30min, ocorreu um debate sobre a contribuição que a atividade mineradora oferta ao crescimento da economia gaúcha, gerando emprego e renda.
Reunindo especialistas do setor da mineração para mostrar a sua importância na geração de divisas e de resultados positivos para a economia e a sociedade gaúcha, o fórum conta com palestras, no período da manhã, do secretário estadual de Minas e Energia do RS, Lucas Redecker; da secretária estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do RS, Ana Pellini; e do superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) no Rio Grande do Sul, Sérgio Bizzarro Cezar.
À tarde, a partir das 14h, serão palestrantes o presidente Executivo da Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção – ANEPAC, Fernando Valverde e a assessora ambiental do Sindareia de São Paulo, Sandra Maia. Ocorrerá, também, o painel “Politicas Públicas para o setor de agregados”, reunindo Fernando Valverde, Sandra Maia, Pedro Antônio Reginato (presidente da Agabritas/Sindibritas), Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio (vice-Presidente do Conselho Superior da Indústria da Construção – CONSIC/FIESP e coordenador adjunto do Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração – COMIN/FIESP), Cylon Rosa Neto (conselheiro da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul) e José Leonardo Andriotti (superintendente no Rio Grande do Sul do Serviço Geológico do Brasil).
– O Fórum Estadual da Mineração de Agregados como Vetor do Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul busca promover o debate e troca de experiência entre mineradores e órgãos públicos, visando o aperfeiçoamento dos instrumentos de fomento e fiscalização e das técnicas de mineração em bases sustentáveis – aponta o presidente da Agabritas e Sindibritas, Pedro Antônio Reginato.
No evento serão abordados temas como procedimentos de licenciamento ambiental em outros estados e a importância dos agregados para o desenvolvimento da sociedade, com políticas públicas e governamentais para o setor.
A mineração reflete positivamente na qualidade de vida dos cidadãos. É pouco percebido pela população, por exemplo, que o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH dos municípios onde ocorre a extração mineral é maior do que a média do IDH dos Estados onde se localizam e superior, também, ao dos municípios onde não há essa atividade econômica.