Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 28 de abril de 2015
O secretário de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, Lucas Redecker, apresentou nesta terça-feira (28) ao governador José Ivo Sartori o planejamento estratégico da pasta. No encontro, realizado no CAFF (Centro Administrativo Fernando Ferrari), em Porto Alegre, Redecker disse que nos meses de maio e junho a secretaria promoverá uma série de reuniões no interior do Estado para discutir as potencialidades e as necessidades energéticas das diferentes regiões.
A intenção é que o Plano Energético para os próximos dez anos seja apresentado em janeiro de 2016. Conforme Redecker, serão ouvidos representantes de Coredes, da sociedade civil e de organizações sobre a questão energética para que o estudo contemple as necessidades dos setores produtivos. Um dos pontos a serem examinados é a qualidade da energia, que hoje, por exemplo, não atende todas as necessidades do campo.
O secretário acrescentou ainda a necessidade da diversificação da matriz energética, com a energia eólica, carvão e biomassa. Sartori destacou as ações e disse que é preciso trabalhar em equipe para a implementação de medidas que alavanquem o setor.