Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de outubro de 2016
A Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) nomeou nesta quinta-feira (13) o português António Guterres para o cargo de secretário-geral da entidade. Ele substituirá o sul-coreano Ban Ki-moon, que permanecerá na função até 31 de dezembro.
Ex-primeiro-ministro de Portugal, Guterres foi indicado e aprovado por unanimidade pelo Conselho de Segurança da ONU na etapa que antecede a deliberação da Assembleia Geral.
Nascido em Lisboa e formado em física e engenharia elétrica, o político, de 67 anos, começou sua carreira em meio à Revolução dos Cravos, movimento que pôs fim ao Estado Novo português (1932-1974), e foi um dos principais líderes do nascente Partido Socialista.
Ele foi secretário-geral do partido, ocupou o cargo de primeiro-ministro entre 1995 e 2002 e, durante a última década (2005-2015), foi responsável pela Acnur (a agência da ONU para os refugiados). Guterres também chefiou por um curto período de tempo o Conselho Europeu, órgão que reúne os chefes de Estado e de governo da União Europeia.