Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 21 de outubro de 2016
O concurso Miss Bumbum, famoso por revelar musas nas redes sociais, voltou a criar polêmica. A organização do concurso resolveu criar uma propaganda das finalistas da disputa com uso de ambiente que lembra o quadro A última ceia, de Leonardo Da Vinci. Na imagem, as concorrentes aparecem de biquíni em poses sensuais, em uma mesa que lembra a última ceia de Jesus Cristo com os apóstolos. A imagem do convite para o evento da edição 2016, que será realizado no dia 9 de novembro, em São Paulo, gerou muita polêmica e reclamação de internautas.
Não foram poucos os compartilhamentos tratando o convite como machista. No Twitter, um internauta afirmou que os espectadores desse tipo de evento são pessoas desocupadas. “Quem tem interesse nesses concursos de miss bumbum…só desocupado, que não tem nada mais importante para fazer.”
Várias lideranças religiosas se manifestaram contra o convite. Para Ivanir dos Santos, interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, o conteúdo do convite é uma afronta aos católicos. “Trata-se de uma propaganda de mau gosto. Podem chamar a atenção do evento de outra forma, que não seja cometendo abusos dessa forma”, opinou.
Gabriel Carvalho, 26 anos, cristão protestante formado em Teologia, comentou que todo grupo social tem imagens que relacionam com os seus seguidores e que acha que a foto trata com desrespeito à religião. “Todo grupo social tem imagens ou objetos que são identificados como sendo daquele grupo, como a cruz. Esse quadro não é diferente.”
Já a antropóloga e jornalista Rosiane Rodrigues, escritora e pesquisadora de religiões de matrizes africanas, não vê nada demais no comercial. “Eram 12 apóstolos e são oito moças. A inspiração do publicitário pode até ter sido esta, mas não consegui encontrar elementos simbólicos, com cálice, vinho, pão, que remetam a uma cena sagrada. A mesa, em si, no contexto da santa ceia, não remete ao sagrado católico”, justificou. Em seu perfil no Instagram, o organizador Cacau Oliver postou uma foto do making off. Ele se justificou esclarecendo que a imagem “não é uma ofensa para a Igreja” e que em momento nenhum pensou em desrespeitar os católicos. Apesar de polêmica, a estratégia não é nova. Em 2011, a mesma reprodução foi feita pela organização para promover outra edição do concurso.
Outras edições comentadas.
Em 2012, as candidatas apareceram no convite do concurso em trajes de times de futebol, mas todas viradas de costas. No ano seguinte, Andressa Urach estampou sozinha o convite vestida de freira. Ela mostrava suas formas, com crucifixo na mão e tudo. O concurso também parece gostar de Leonardo Da Vinci: dois anos atrás foi a vez de adaptarem a Monalisa exibindo o bumbum. Já em 2015, o convite foi uma linha do tempo contendo os anteriores. (AD)