Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Defesa de Eduardo Cunha recorre ao Supremo e pede a liberdade do ex-deputado

Compartilhe esta notícia:

Deputado cassado foi preso na quarta-feira (19) e levado para Curitiba. (foto: reprodução)

Advogados do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) apresentaram nesta sexta-feira (21) um pedido de liberdade ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A ação foi protocolada em segredo de Justiça e encaminhada para análise do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no STF.

Preso na última quarta (19) em Brasília, Cunha foi para Curitiba, onde deverá ficar detido por tempo indeterminado, por ordem do juiz Sérgio Moro, que conduz a Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal.

O peemedebista é acusado de receber propina de contrato de exploração de petróleo no Benin, na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro.

No pedido de liberdade, a defesa argumenta que, ao analisar um pedido de afastamento de Cunha de seu mandato, em maio deste ano, o Supremo descartou sua prisão, que também havia sido solicitada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Assim, Moro teria descumprido uma decisão do STF, ao determinar a prisão preventiva. No decreto de prisão, o juiz federal argumentou que o Supremo só não prendeu Cunha pelo fato de a medida necessitar de autorização prévia do Congresso.

Os advogados também argumentam que, na época, os ministros do STF já tinham conhecimento de que Cunha tinha um passaporte italiano e recursos no exterior. Mesmo assim, diz a defesa, a Corte não julgou necessária a prisão. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Brasileiro confessa ter assassinado família na Espanha
Policial preso diz à Polícia Federal que fez varredura em casa de genro de ex-senador
https://www.osul.com.br/defesa-de-eduardo-cunha-recorre-ao-supremo-e-pede-a-liberdade-do-ex-deputado/ Defesa de Eduardo Cunha recorre ao Supremo e pede a liberdade do ex-deputado 2016-10-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar