Sábado, 18 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de junho de 2015
Uma falha técnica no sistema de passaporte e vistos no Departamento de Estado norte-americano pode atrasar a liberação do documento em todo o mundo para viajar aos Estados Unidos. O problema começou no dia 9, quando uma falha no sistema impediu a checagem biométrica com os dados nacionais de segurança dos EUA, de acordo com fontes do departamento.
A falha deste ano é diferente da registrada em 2014, quando uma atualização de software ligado à emissão de vistos e passaportes apresentou problemas e atrasou a entrega dos documentos. Com isso, as pessoas que solicitaram pedidos on-line ou realizaram entrevistas para vistos podem ter problemas para recebê-lo. Não há previsão de quando o serviço será restabelecido, conforme o departamento.
“As medidas de segurança impedem os funcionários consulares de imprimir um passaporte, relatório de nascimento no exterior, ou visto até que a falha no sistema seja corrigida”, afirma, em comunicado, o departamento norte-americano. A embaixada dos Estados Unidos no Brasil recomenda aos brasileiros que, se possível, não marquem viagem ou comprem pacotes turísticos sem ter o visto em mãos.
Todas as solicitações de visto feitas após o dia 8 estão sendo afetadas. Pedidos de passaportes norte-americanos feitos no exterior após o dia 26 de maio também podem ser prejudicados.
Entrevistas
O consulado dos Estados Unidos suspendeu as entrevistas para obtenção de visto agendadas para esta quarta-feira (17) em São Paulo (SP). O atendimento será realizado normalmente nas unidades localizadas em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ).
Os solicitantes que tinham entrevista marcada na capital paulista para a data receberão, em breve, detalhes de como reagendar o procedimento, segundo nota oficial divulgada pelo consulado.
Até que a falha seja resolvida, o órgão afirma que os solicitantes devem levar, no dia da entrevista, uma foto no tamanho 5×7. Outras especificações sobre a fotografia devem ser conferidas no site www.portuguese.brazil.usembassy.gov. As pessoas que solicitaram visto de não-imigrante e não enviaram o formulário on-line DS-160 antes do dia 9 devem reagendar as entrevistas.
Quem tem viagem de emergência marcada deve seguir as orientações do site. “Pedimos desculpas pela inconveniência e estamos trabalhando arduamente para sanar o problema e restaurar as operações por completo”, completa o texto do Departamento de Estado. (Folhapress)