Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de novembro de 2016
Mesmo com a chuva e o vento que atingem o Rio Grande do Sul, os cemitérios de Porto Alegre e do interior do Estado registram grande movimentação desde o início da manhã desta quarta-feira (02), Dia de Finados. Missas e cultos são realizados em homenagem aos mortos.
A maior presença de público na Capital é registrada nos cemitérios da avenida Oscar Pereira. A procura por flores para parentes e amigos é grande na região. A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) realiza, das 7h às 20h, um esquema especial de trânsito no entorno dos cemitérios São Miguel e Almas, Santa Casa de Misericórdia, Crematório São José e João XXIII.
As linhas de ônibus de Porto Alegre operam com tabela horária de feriado (equivalente à de domingo). Os táxis circulam com bandeira 2. Duas linhas de ônibus especiais foram ativadas: a 297 – Cemitério/Especial, com saída da avenida Borges de Medeiros em direção à região dos cemitérios; e a 398.9 – Jardim da Paz/Finados, com saída do terminal Salgado Filho, acessando as avenidas Bento Gonçalves e João de Oliveira Remião até o Cemitério Jardim da Paz.
Crematório Metropolitano recebeu cerca de 1.000 visitantes
Cerca de 1.000 pessoas visitaram o Crematório Metropolitano no Dia de Finados. Durante todo o dia, os visitantes contaram uma programação especial que incluiu missa, música de flautas e violinos, além de exposições de orquídeas e fotos sobre arte funerária. Neste ano o crematório aderiu à campanha de Doação de Órgãos, promovida pelo Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil. A campanha tem como objetivo conscientizar os visitantes dos empreendimentos no Dia de Finados sobre a importância da doação de órgãos. Somente um doador é capaz de salvar mais de vinte vidas.