Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de novembro de 2016
Agentes da Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar realizaram ação no município de Tupanci do Sul. Durante a vistoria, cerca de uma tonelada e meia de alimentos foi inutilizada. Passaram pela inspeção, três mercados e uma fábrica clandestina de embutidos, que foi lacrada pelos agentes.
No primeiro estabelecimento vistoriado, Mercado Central, foram encontrados produtos sem indicação de procedência, fracionados sem inspeção, com temperatura inadequada e fora do prazo de validade. Entre os alimentos apreendidos estão carnes, peixes, queijos, achocolatados, pães, margarinas, massas, rapadura, lasanha, biscoitos, feijão, vinhos e vinagres. Além disso, foram apreendidos medicamentos diversos.
No Mercado Alemão, foram inutilizados carnes, embutidos, queijos, mel, iogurte, banha, bebidas, margarinas, açúcar, entre outros. Produtos sem procedência, com prazo de validade vencido e alguns com rótulo faltando informações foram os principais problemas encontrados pelos agentes. No local, também havia medicamentos.
Na sequência os agentes vistoriaram o Comercial Zotti, onde foram recolhidos linguiças, queijos, massas, farinha, biscoito, açúcar, maionese. Os produtos estavam fora do prazo de validade, sem indicação de procedência ou com armazenamento inadequado.
Participaram da ação o coordenador do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Segurança Alimentar), Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, a promotora de Justiça de São José do Ouro Claudia Lúcia Bonetti , representantes da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, além da Brigada Militar de São José do Ouro e dos Bombeiros de Lagoa Vermelha.