Domingo, 19 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
33°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministério Público Federal pede a anulação da redação do Enem

Compartilhe esta notícia:

Segundo o procurador, a ação se baseia em operações da Polícia Federal (Foto: Reprodução)

O procurador Oscar Costa Filho, do MPF (Ministério Público Federal) no Ceará, protocolou, no início da noite desta segunda-feira (07), uma ação civil pública pedindo a anulação da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016 por causa do vazamento do tema.

Segundo o procurador, a ação se baseia nas operações da PF (Polícia Federal) deflagradas no domingo (06) para reprimir fraudes no Enem. Segundo a PF cearense, um dos candidatos detidos sabia o tema da redação antes do início da prova.

Para Costa Filho, a versão apresentada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) não tem sentido. “A operação da PF desmente a versão oficial do Inep dizendo que foi uma coincidência. Essa versão não se sustenta com as provas apresentadas, e a redação deve ser anulada em todo o País”, disse.

Ele se refere a uma postagem do Facebook de 2015 que viralizou na noite desta segunda. O tema da redação do Enem 2016, “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, é o mesmo que aparece em uma imagem divulgada no ano passado pelo MEC (Ministério da Educação) nas redes sociais da pasta. Na ocasião, isso foi feito para desmentir um boato de que teria havido vazamento da prova.

“O fato de a prova falsa divulgada às vésperas do Enem 2015 ter se baseado no mesmo estudo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, ainda que com um recorte diferente, não pode ser tido como uma mera coincidência de assuntos”, argumentou o procurador.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Presos irmãos que mataram uma mulher com 20 facadas na praia de Imbé
Inflação para o consumidor aumenta na primeira semana de novembro
https://www.osul.com.br/ministerio-publico-federal-pede-a-anulacao-da-redacao-do-enem/ Ministério Público Federal pede a anulação da redação do Enem 2016-11-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar