Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 16 de junho de 2015
As entrevistas para obter visto americano marcadas para estas quinta-feira (18) e sexta-feira (19) nos consulados em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Recife estão suspensas. Na segunda-feira (15), já havia sido informado que as entrevistas agendadas para quarta (17) em São Paulo não seriam realizadas.
Quem tiver agendado entrega de documentos nos CASV (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto) pode comparecer a esses locais nessas datas. Não há previsão, no entanto, de prazo para que o pedido seja processado.
Todas as solicitações de visto feitas após o dia 8 de junho estão sendo afetadas por uma falha técnica no sistema de passaporte e vistos no Departamento de Estado Americano. Não há previsão de quando o serviço, suspenso em todo o mundo, será restabelecido.
Os solicitantes que tinham entrevista marcada nestas datas receberão, em breve, detalhes de como reagendar o atendimento. Os consulados ainda vão avaliar se as entrevistas marcadas a partir da próxima segunda-feira (22) serão ou não realizadas.
As pessoas que quiserem ou precisarem retirar o passaporte que está retido à espera do visto, por motivo de viagem a um terceiro país, por exemplo, podem entrar em contato com os consulados para obter o documento de volta, sem o visto.
O ministro conselheiro para Assuntos Consulares, Tom Lloyd, afirmou que, assim que o sistema voltar a funcionar, os consulados farão todo o esforço possível para entregar os vistos. O prazo normal de processamento é de dez dias úteis, e Lloyd disse esperar que esse seja o prazo máximo para entregar o documento a partir da normalização.
A estimativa é que haja uma fila com 16 mil passaportes à espera do visto.
Pedidos emergenciais estão sendo analisados caso a caso. Normalmente, são atendidas situações relacionadas a viagens para tratamento de saúde. Pessoas que têm viagem de emergência já marcadas devem seguir as orientações no site do consulado. (Folhapress)