Terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de novembro de 2016
A economia brasileira permaneceu em retração no terceiro trimestre deste ano, segundo dados divulgados pelo BC (Banco Central nesta quinta-feira (17). O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do BC) – considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) – teve retração de 0,79% de julho a setembro na comparação com o trimestre anterior.
O resultado foi calculado após ajuste sazonal. Esse foi o sétimo trimestre seguido de queda no nível de atividade econômica. Os números mostram que o “encolhimento” da atividade no terceiro trimestre deste ano foi maior do que o registrado no segundo trimestre, quando houve uma queda de 0,42% no indicador.
No mês de setembro, o IBC-Br registrou alta de 0,15% na comparação com agosto. A economia brasileira atualmente passa por um período de forte recessão, que acontece em um ambiente de alta da inflação, das taxas de juros, do desemprego e também da inadimplência. A equipe econômica do governo tem avaliado que a economia voltará a se recuperar nos últimos meses deste ano.