Vida no campo: o contato do homem com a natureza presente na obra do arquiteto e artista plástico José Lutzenberger. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Gasparotto
“A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta.”
Fernando Pessoa
A agenda de exposições e eventos de arte tem o seu momento de maior atividade e proporciona importantes realizações, entre outras que nem tanto. Considero imperdível a mostra de Joseph Franz Seraph Lutzemberger, o arquiteto José Lutzemberger, autor de projetos importantes, como o da Igreja São José e do Palácio do Comércio – este, sem dúvida, um dos mais belos prédios da capital. Seguramente, seu talento continuou com o filho, o ambientalista e meu muito querido amigo José Lutzemberger, e as filhas Magdalena e Rose Lutzemberger, esta igualmente artista plástica.
A mostra coordenada por Elizeth Borghetti e Flávio Krawczyk, diretor do acervo artístico, apresenta peças de várias entidades, além dos oriundos da coleção da Fundacred/Aplub, e peças cedidas pela família.
A abertura da mostra, na sexta-feira (2), na Pinacoteca Ruben Berta, despertou entusiasmo nos convidados. Sandra Echeverria, um dos nomes da direção da Associação de Amigos da entidade, solicitou, logo ao chegar, uma lupa para atentamente admirar os trabalhos. A mostra continua até o dia 24 de fevereiro e, se possível, devem agendar uma visita guiada, pois trata-se do minucioso registro da vida nos pampas com todas as suas variedades.
No detalhe: a bengala que o arquiteto José Lutzemberger entalhou com as minúcias que caracterizam suas obras. Usou para seu apoio durante grande parte da vida. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Sandra Echeverria e Rolf Zelmanowicz: bons temas a respeito da Associação dos Amigos da Pinacoteca Ruben Berta. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Lilly Lutzenberger, Heloisa Lutzenberger Carneiro e Tarso Carneiro. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Ilita Patrício e Arlete Santarosa. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Heloisa Lutzenberger, Lou Borghetti e Roberto Schmitt-Prym. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Presenças jovens: as irmãs Elisa Dalacorte e Isabela Dalacorte. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Rose Lutzenberger e Rolf Zelmanowicz. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Olhar de perto: Carmem Salazar. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Lara Josette Lutzenberger, Alejandro Chavannes e o pequeno Maurício Lutzenberger Chavannes. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
O quadro que retrata a lida no campo. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
No detalhe: o desenho e a planta baixa de um cômodo, datado de 1915. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)