Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de janeiro de 2017
O Hospital Bom Jesus de Taquara está entre os 27 centros hospitalares habilitados, pelo Ministério da Saúde, a atender procedimentos de alta complexidade em oncologia no Estado. Desde que comunicada a habilitação, em dezembro do ano passado, várias tratativas estão sendo feitas entre a direção do hospital e a Coordenadoria Regional de Saúde para iniciar, o quanto antes, os atendimentos na Casa de Saúde. O custeio gerado para este atendimento correrá por conta do orçamento do Ministério, representando um incremento na receita de R$ 5.067.184,55, ao ano, aproximadamente 422 mil reais, por mês.
A medida foi comemorada pela Administração Municipal. “Ficamos muito contentes com esse credenciamento que oferecerá mais serviços ao hospital de nossa cidade. E esperamos que os governos estaduais e federais sejam pontuais em seus repasses”, observa o prefeito Tito Livio Jaeger Filho.
O secretário municipal de Saúde, Vanderlei Vili Petry, destaca que é um ganho à região. “Este credenciamento é um fato histórico para Taquara, fazendo com que as receitas aumentem, com que a região tenha um atendimento oncológico integral, não precisando o deslocamento a Porto Alegre ou a outros centros. Saem ganhando os pacientes pela qualidade de atendimento e qualidade de vida, a região na questão de ter um serviço de referência, e, Taquara, a direção do Hospital, a municipalidade e o terceirizado pela habilitação. É realmente motivo para comemorarmos”, salienta.
O diretor administrativo do Bom Jesus, Heleno Santos Severo, celebrou a conquista. “Embora as dificuldades enfrentadas, entramos 2017 com uma boa notícia. Agora o hospital passa a ser visto com um olhar diferente pelo Ministério da Saúde. O nosso contrato com o estado sempre foi para atendimentos de média complexidade, não estava a parte oncológica. A partir de agora virá uma orientação do MS, onde o Estado vai atrelar ao contrato atual a parte de oncologia. E, junto à Coordenadoria Regional da Saúde vamos esclarecer o funcionamento desta nova medida”, observa Heleno.
Segundo o diretor, o Hospital Bom Jesus atenderá, principalmente, os sete municípios de sua referência que são Cambará do Sul, Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, São Francisco de Paula, Taquara e Três Coroas. A prestação de serviço continuará disponibilizado pela Clínica Oncoprev, tendo o hospital como apoio e referência a este serviço. No Vale do Paranhana, somente o Hospital Bom Jesus está habilitado a este atendimento. “Além do incremento da receita do nosso contrato esta conquista vai agregar muito em relação ao aumento de procedimentos, com mais internações, exames, consultas”, relata.
O processo para o credenciamento do hospital ao tratamento na área oncológica em relação a atendimentos de alta complexidade tramita há anos. “Este credenciamento vem se arrastando a algum tempo. Importante ressaltar que, desde que o ISEV (Instituto de Saúde e Educação Vida) iniciou a administração do hospital, em abril de 2016, assumiu o compromisso de dar continuidade ao processo de habilitação. Isso pra nós foi uma vitória, porque muitos talvez não acreditassem que iríamos dar continuidade”, afirma Heleno.