Sábado, 28 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 29 de janeiro de 2017
O empresário Eike Batista, considerado foragido após ter viajado a Nova York (EUA) dias antes da operação policial para tentar prendê-lo, embarcará de volta ao Rio neste domingo (29), onde deve ser detido assim que chegar.
Ele chegou sozinho ao aeroporto JFK, nos EUA, por volta de 21h50min (horário de Brasília), fez check-in e, minutos depois, passou pelo controle de passaporte. Às 22h15min, já aguardava o voo dentro da sala de embarque.
Eike tem reserva em um voo da American Airlines, de número 973, programado para partir à 0h45min (horário de Brasília) e chegar ao Rio às 10h30min de segunda (30).
Eike Batista é acusado, pelo Ministério Público Federal, de corrupção ativa. Segundo os procuradores , em 2011, o empresário pagou R$ 16 milhões e meio de dólares a Sérgio Cabral, o equivalente a 52 milhões de reais.
Na sexta-feira (27), o Jornal Nacional, da TV Globo, mostrou imagens da saída de Eike do País. Nelas, aparece de calça jeans e paletó preto chegando para embarcar no aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).
Como Eike tem passaporte alemão e o país europeu não tem acordo de extradição com o Brasil, havia a preocupação de que o empresário fugisse da Justiça brasileira.
“Boa vontade”
Os investigadores afirmam que o pagamento feito a Cabral por Eike se deu pela “boa vontade” do então governador do Rio com os negócios do empresário. Mas ainda não sabem, ao certo, que vantagens o empresário recebeu em troca dos milhões.