Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de fevereiro de 2017
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou cortas os fundos federais para a Universidade de Califórnia depois de um episódio de tensão no campus de Berkeley.
A instituição cancelou uma palestra de Milo Yiannopoulos – jornalista e empresário britânico que edita um jornal conservador nos Estados Unidos e apoia publicamente o novo governo republicano. Segundo a universidade, o evento teve de ser cancelado depois que uma multidão de 1,5 mil pessoas se reuniu no campus para protestar contra a visita do polêmico comentarista.
O protesto ganhou tom violento: os manifestantes quebraram janelas, lançaram bombas de fumaça e acenderam uma fogueira. Por medida de segurança, a universidade resolveu cancelar a palestra planejada. As instalações do local ficaram bastante danificadas.
Em seu Twitter, Trump emitiu fortes críticas à universidade e fez a ameaça de cortar verbas da instituição, em seu típico tom nada tradicional para a política. “Se a U.C. Berkeley não permite a liberdade de expressão e pratica a violência contra pessoas inocentes com um ponto de vista diferente – SEM FUNDOS FEDERAIS?”. (AG)