Sábado, 26 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 7 de fevereiro de 2017
Incomodado mais uma vez pela cobertura feita pela imprensa nas primeiras semanas do governo de Donald Trump nos EUA, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, protagonizou uma cena pouco usual na segunda-feira (6).
Em resposta a uma reportagem do jornal “The New York Times”, que afirmava que o presidente passa algumas noites assistindo à TV vestindo um roupão de banho, Spicer disse: “Vamos começar do começo: eu acho que o presidente nem sequer tem um roupão. Ele definitivamente não usa um”.
O texto narra os esforços da equipe de Trump para se adaptar à residência oficial do presidente norte-americano.
“Auxiliares [do presidente] se reúnem no escuro pois não conseguem descobrir como acender as luzes do gabinete. Visitantes encerram seus encontros e ficam vagando, testando portas até encontrarem uma que leva à saída”, afirma o jornal.
“Essa é, literalmente, a epítome do ‘fake news’ [termo bastante utilizado pela administração para criticar o que chama de ‘notícias falsas’]”, afirmou Spicer durante coletiva na Casa Branca. “O texto estava tão cheio de imprecisões e mentiras que eles devem desculpas ao presidente.”
Spicer disse ainda que reportagens como essa são “inaceitáveis”, negando que o relato reflita o que de fato acontece na Casa Branca. “Do começo ao fim eles inventaram histórias que não existem. Acho que isso é uma infelicidade para as pessoas que buscam organizações de mídia como esta.”
Em texto comentando o caso, o “NYT” lembra que a equipe de funcionários da residência oficial fornece um estoque de roupões de banho ao presidente.
As declarações do porta-voz do governo viraram motivo de piada entre usuários das redes sociais. Alguns jornalistas publicaram em seus perfis fotos antigas de Trump, antes de ser presidente, vestindo um roupão.