Domingo, 19 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de fevereiro de 2017
A assessoria da Casa Civil divulgou uma nota na tarde desta terça-feira (21) na qual informou que o ministro da pasta, Eliseu Padilha (PMDB-RS), foi internado com uma obstrução urinária provocada por uma hiperplasia prostática benigna.
Padilha tem 71 anos e, segundo o ministério, está em observação médica. O quadro dele é estável e a assessoria não divulgou o hospital em que o ministro está internado.
De acordo com a Casa Civil, Eliseu Padilha deverá ter alta entre a noite desta terça e a manhã desta quarta (22).
O ministro é um dos principais conselheiros do presidente Michel Temer. À frente da Casa Civil, ele integra o chamado núcleo duro do governo e atua diretamente na articulação política do Palácio do Planalto.
Para esta terça, por exemplo, estava prevista na agenda de Padilha uma reunião, na Câmara dos Deputados, com os líderes de partidos que integram a base de apoio do presidente Temer. No encontro, eles discutiriam temas de interesse do Executivo.
A agenda Padilha também previa uma reunião com os ministros Marx Beltrão (Turismo) e Dyogo de Oliveira (Planejamento).
Depois dos 40 anos, é comum que o homem tenha a hiperplasia benigna da próstata, um crescimento sem implicações graves, mas que pode comprometer a qualidade de vida.
A próstata aumentada pode estreitar a passagem da urina, o que pode dar vontade de ir ao banheiro a todo momento e até atrapalhar o sono do paciente.
Esse problema pode ser apenas acompanhado, tratado com medicamentos (finasterida ou dutasterida) ou, em alguns casos, até cirurgia. Nos casos em que a próstata cresce, mas não causa problemas, o homem deve fazer exames de toque retal e PSA anualmente.