Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 6 de março de 2017
A Editora Revan lança “Para Além dos Muros”, da autora Joana F. Duarte – bacharela e mestra em Serviço Social pela Pucrs. O livro evidencia que as experiências sociais das adolescentes que culminam no ato infracional vão além daquele espaço que circunda a instituição. A invisibilidade do Estado na garantia e exigibilidade dos Direitos Humanos, e as experiências sociais das adolescentes no território, demonstram a relação entre rua e privação de liberdade.
As narrativas das adolescentes sobre o cotidiano institucional são permeadas por vivências atravessadas por um sistema de dominação de gênero que perpetua normas de convivência e socialização baseadas em papéis sociais tradicionais atribuídos ao sexo feminino. As normas impostas visam à domesticação de seus corpos, impondo-lhes a docilidade e submissão.
“Esta obra oferece aos leitores e leitoras um convite a desvendar o cotidiano de adolescentes do sexo feminino, em cumprimento de medida socioeducativa privativa de liberdade no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino, CASEF, único no Estado do Rio Grande do Sul, cujas experiências sociais são marcadas por relações sociais mais amplas perpassadas por clivagens de gênero, raça/etnia e classe social”, afirma Patrícia Krieger Grossi, que escreveu o prefácio e orientou Joana em sua dissertação de Mestrado no programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC RS.
O trabalho destaca-se pelo pioneirismo, sendo um dos poucos a abordar a socioeducação na perspectiva de gênero e possibilita alargar o olhar sobre a realidade micro e macrossocial que perpassa o fenômeno da privação da liberdade.
Pikena, Pimentinha, Jéssica, Yasmim, Rapunzel, Shyrra, Guerreira, Estrela Cadente, Marcela, Jaqueline, Carolina Beckmam, Victória, Laura Gabriele, Elis, Mel e Alexandra são protagonistas. Denunciam, resistem e sonham. Trilham caminhos tortuosos na tentativa de assumirem o poder e controle sobre suas vidas, mas são subjugadas por um sistema perverso, que lhes confere uma autonomia relativa.
A má sorte do cotidiano dessas adolescentes é retratada pela jovem pesquisadora, que adentra naquele universo “entre muros” para revelar a complexidade de um sistema que, ao mesmo tempo, que visa a responsabilização penal juvenil e assegura o direito à educação, saúde, profissionalização, ignora os determinantes culturais, familiares, econômicos, sociais e estruturais que condicionam os modos e condições de vida dessas adolescentes.
(Foto: Divulgação)
Ficha Técnica:
Autora: Joana F Duarte
Preço: R$ 56,00 (impresso)/R$ 39,00 (e-book)
ISBN: 9788571065871
Idioma: Português
Edição: 1ª
Encadernação: Brochura
Formato: 14 X 21