Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 25 de março de 2017
A sexta-feira foi dourada para a Seleção Brasileira de futebol de 5 (para cegos) nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017. A equipe do Brasil venceu a Argentina por 1 a 0, com gol de Jonathan, para se consagrar a campeã do torneio. Além do futebol de 5, o país ainda levou medalhas de ouro em sete outras modalidades neste penúltimo dia de disputas do evento.
No futebol para cegos, assim como em muitos outros esportes, esta é uma das maiores rivalidades. Na estreia da competição, na terça-feira, a Argentina havia vencido o Brasil pelo mesmo placar, deixando os brasileiros apreensivos por se tratar de um torneio curto.
“Chegamos com receio na primeira partida, mas hoje entramos para ganhar mesmo, com gana, para deixar a taça aqui”, contou o herói da partida, nascido em Canoas (RS).
Para o técnico Fábio Vasconcelos, o título foi merecido pelo amadurecimento que a Seleção apresentou durante a competição.
“Vim com a ideia de trabalhar com esses jovens para renovar a Seleção principal, que ganha tudo, mas já está envelhecendo. E aqui tem muitos jogadores novos, de 15 ou 16 anos, que nunca jogaram partidas internacionais ou que jogam pouco em seus clubes. Então foram crescendo dentro da competição, trabalhando a parte psicológica, mesmo com a pressão muito grande da comparação com a Seleção adulta. Achei que hoje fizeram uma excelente partida, mereceram a vitória, e me deixaram bastante feliz por terem acompanhado minha ideia”, analisou o treinador.
Esta foi a primeira vez que o futebol de 5 fez parte da grade de competições dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens. E além de ser o primeiro país a conquistar o título, o Brasil manteve a invencibilidade, agora com a equipe de base, de ser campeão de todas os campeonatos que disputa desde 2007.