Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 26 de março de 2017
Após 48 anos sem notícias dos irmãos, a cozinheira Ivanilda Pereira Marques, de 59 anos, se reencontrou com uma das irmãs que tinham sido “anunciadas” para adoção em uma rádio de Rio Verde, no Sudoeste de Goiás. Emocionada, a dona de casa Isaura Pereira mostrou fotos e passou o contato dos demais integrantes da família.
“Estava há tanto tempo procurando por ela. Eu pensava que ia morrer e não ia ver ela. É tudo de bom de agora para frente”, contou Isaura, com lágrimas nos olhos.
Ivanilda foi adotada em 1969 e, desde então, não tinha informações sobre a família biológica. O reencontro aconteceu em Itumbiara, na região Sul de Goiás, onde ela mora atualmente. Isaura, que vive em Jataí, no Sudoeste goiano, descobriu onde a irmã estava após uma reportagem de TV exibida na última quinta-feira (23).
Ivanilda acreditava que tinha cinco irmãos. No entanto, durante o reencontro, Isaura revelou que nasceram outros três, totalizando oito. Eles não puderam ir visitá-la de imediato, mas se falaram por telefone. A cozinheira espera vê-los em breve.
“Se quiserem vir para cá, a gente fecha a rua e cai na dança. Se não quiserem, vou onde estão”, disse Ivanilda.
Adoção
Segundo Ivanilda, o padrasto colocava ela e os irmãos para pedir esmola na rua e, caso não voltassem com dinheiro, sofriam agressões físicas. Também foi ele quem decidiu “anunciar” os enteados para adoção.
“Uma mulher daqui de Itumbiara escutou no rádio e foi pegar uma para criar. Aí chegou lá e minha mãe falou assim: ‘A que chorar não vai’. Daí pra cá eu nunca mais vi minha mãe, nem minhas irmãs, nem meus irmãos”, contou.
Ivanilda e os irmãos foram registrados pela mãe biológica, Divina Pereira Lima. A cozinheira ainda se lembrava dos nomes das irmãs mais velhas: Ivonete, Isaura e Ivone. Porém, não se recordava dos nomes dos irmãos gêmeos, que eram bebês quando foram “anunciados” no rádio.