Quarta-feira, 23 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Uber está sob o risco de ficar com a cara de táxi, após a decisão dos deputados

Compartilhe esta notícia:

Municípios terão a tarefa de definir normas mais específicas para o serviço de transporte (Foto: Reprodução)

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou regras gerais para o funcionamento de serviços de transporte por aplicativos, como o Uber e o Cabify, mas transferiu para os municípios a tarefa de definir normas mais específicas para o serviço. O substitutivo do deputado Daniel Coelho (PSDB-PE) estabeleceu algumas normas básicas. Um destaque alterou trecho do substitutivo que definia o serviço como atividade de natureza privada.

Dessa forma, pela interpretação do relator Daniel Coelho, o serviço passará a ser de natureza pública. Se o projeto virar lei com essa redação, a tese do relator é que o serviço de aplicativo não poderia funcionar enquanto não houvesse regulamentação municipal.

Durante a discussão do projeto, vários parlamentares criticaram o uso de aplicativos como o Uber. O deputado Sílvio Costa (PTdoB-PE), por exemplo, chamou o modelo de “transporte pirata”. “Esse Uber já está proibido na China, na Dinamarca. Ele usa pessoas desempregadas sem proteção social e faz precarização do trabalho”, disse.

Em nota, o Uber afirmou que o projeto aprovado “propõe uma lei retrógrada que não regula o Uber no Brasil, mas tenta transformá-la em táxi, proibindo então este modelo de mobilidade”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O diretor da Uber no Brasil afirmou que o projeto aprovado pelos deputados não é uma regulamentação, mas uma “proibição”. “Ele pega a tecnologia e a transforma em um táxi”, afirmou
Reajuste salarial em 2016 teve a pior média em 13 anos, aponta Dieese
https://www.osul.com.br/motoristas-uber-vao-precisar-de-autorizacao-de-prefeitura-para-dirigir/ O Uber está sob o risco de ficar com a cara de táxi, após a decisão dos deputados 2017-04-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar