Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de maio de 2015
Depois de um feriadão de instabilidade, o tempo nesta segunda-feira deve começar a abrir no Estado. O sol aparece na maioria das regiões, com chuva em pontos do Nordeste. A previsão, contudo, é de queda brusca nos termômetros e vento.
As instabilidades ainda podem ocorrer até o período da tarde no Norte e Região Metropolitana de Porto Alegre. No Sul, o sol começa a aparecer já pela manhã.
O tempo deve abrir a partir do Oeste e do Sul com o gradual ingresso de massa de ar seco e frio de origem polar que fará a temperatura cair acentuadamente e que também firmará o tempo. O amanhecer de terça-feira deverá ser muito frio e haverá condições para temperaturas próximas a 0°C e geada em diversas regiões do Estado.
Geada
A segunda-feira deve ser o primeiro em uma sequência de dias com geada na região da Campanha do RS e nas serras gaúcha e catarinense. Na terça-feira, a geada deve ser quase generalizada no interior do RS e na Serra de Santa Catarina. E, na quarta-feira, é possível que ainda haja várias localidades do Sul do País com geada.
Mau tempo
O mau tempo no Estado deixou mais de dois mil clientes sem luz no Centro-Sul do RS. Um vendaval causou queda de árvores e postes, além de falta de luz, em Camaquã. Ventou muito forte também em Rio Grande.
No Vale do Sinos, um temporal causou estragos em cidades como Novo Hamburgo, Estância Velha e Campo Bom. Nesta região, em torno de 33 mil clientes chegaram a ficar sem luz.
Em Santa Catarina, vendavais destelharam diversas casas no Oeste. As rajadas de vento chegaram a derrubar a parede de um estabelecimento comercial. Ninguém ficou ferido. Foram registradas também quedas de árvores na região.
Brasil
A frente fria que chegou no final de semana ao sul do País já começou a influenciar as condições do tempo em parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Este sistema possui uma moderada massa de ar polar associada que deve derrubar a temperatura no Centro-Sul do Brasil.
A massa de ar frio que estimulou a formação de toda esta instabilidade deve avançar para São Paulo e Mato Grosso do Sul. O tempo deve mudar, com risco de chuva forte desde cedo e ventania. A temperatura deve cair também no Rio de Janeiro. No entanto, não há previsão de geada nem para as áreas mais altas do Brasil.
O mês de maio deve ser marcado por queda nos termômetros. A previsão é que outras massas polares avancem pelo País.