Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de maio de 2017
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (12), a Operação Erythrina para combater irregularidades envolvendo licenciamentos ambientais concedidos pela Secretaria do Meio Ambiente de Sapucaia do Sul. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão.
As investigações começaram em setembro de 2016, a partir de denúncias. Conforme o delegado Sander Cajal, a concessão das licenças ambientais para a construção de um loteamento residencial com 141 unidades para cerca de 564 habitantes, em uma área de 79 mil m², ocorreram em desacordo com as normas ambientais, englobando afirmação falsa ou enganosa, omissão de verdade e sonegação de informações e dados técnico-científicos em procedimentos de licenciamento ambiental. Foram apresentados, no licenciamento, laudos e relatórios ambientais parcialmente enganosos.
“Houve, inclusive, a concessão do licenciamento ambiental antes mesmo da apresentação dos documentos, os quais foram juntados ao processo de licenciamento apenas meses após a concessão da licença ambiental. As investigações foram corroboradas por documentos inseridos em dois inquéritos civis que se encontram em tramitação no Ministério Público”, destacou a delegada Marina Goltz.