Sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 26 de junho de 2015
Seiscentos atletas do país embarcarão para Toronto nos próximo dias para disputar os Jogos Pan-Americanos.
Cesar Cielo, 28 anos, o mais condecorado nadador nacional, tomará o caminho inverso.
Após abdicar do evento continental, o velocista embarcará neste domingo para a Europa. Mais especificamente, para França e Holanda, onde fará a preparação para o Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan (Rússia),
cujas provas de natação ocorrerão de 2 a 9 de agosto.
Ele tentará inédito tetracampeonato mundial nos 50 m livre e o terceiro ouro consecutivo nos 50 m borboleta.
Os motivos que levam Cielo a atravessar o oceano com tamanha antecedência são participar de competições de alto nível e o fuso horário.
Ele irá primeiramente a Vichy Val D’Allier, onde disputará de 4 a 5 de julho o Aberto da França. Deve encontrar rivais como o ídolo local Florent Manaudou, atual campeão olímpico dos 50 m livre, com quem tem polarizado as principais disputas de velocidade.
Em seguida, ele e seu técnico, Arilson Silva, vão partir para a Eindhoven, no sul da Holanda, onde treinarão até a partida para o Mundial.
“A ideia é não ter que voltar, pegar um dia de avião. Procurava um lugar que tivesse o horário mais parecido possível com o da Rússia, porque caso contrário teria que fazer uma segunda aclimatação”, afirmou Cielo.
Eindhoven está uma hora atrás em relação a Kazan.
Na Holanda, ambos farão as atividades na piscina que recebe o nome do bicampeão olímpico dos 100 m livre Pieter van den Hoogenband.
O nadador brasileiro paga para ter acesso ao centro neste período – expediente que também costuma fazer quando faz estágios de treinamento nos Estados Unidos.
No Mundial de Kazan, Cielo também deve disputar as provas de 50 m borboleta, na qual tentará o tricampeonato, e o revezamento 4 x 100 m livre. (Paulo Roberto Conde/Folhapress)