Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Dormir pouco prejudica mais a produtividade no trabalho do que ingerir álcool, aponta pesquisa

Compartilhe esta notícia:

Especialistas afirmam que quem dorme menos de seis horas por noite sofre de cansaço, problemas cardiovasculares e neurológicos (Foto: AFP)

Nem cigarro, nem álcool, nem má alimentação. Uma noite mal dormida é o que mais pesa para a queda da produtividade no trabalho, revelou estudo feito pela Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha. Segundo especialistas, quem dorme menos de seis horas por noite sofre de cansaço, sonolência e problemas cardiovasculares e neurológicos.

Durante a pesquisa, em parceria com o Instituto Rand Europe, os cientistas analisaram 21 mil funcionários de empresas que participaram do concurso “A empresa mais saudável da Grã-Bretanha”, no qual relatavam quais eram seus hábitos.

A partir desse levantamento, os pesquisadores detectaram que o melhor desempenho no trabalho era daqueles que dormiam entre sete e oito horas toda noite. Além disso, os cientistas se surpreenderam ao ver que fumar, tomar bebidas alcoólicas e se alimentar mal não interferiam tanto na produtividade do profissional.

No caso do álcool, a neurologista Andrea Bacelar ressaltou que o resultado depende da quantidade ingerida. “Tomar uma cerveja depois do trabalho não vai ser tão maléfico quanto dormir pouco. Mas, em excesso, o álcool diminui a glicose do sangue, afetando o funcionamento do cérebro”, disse. A especialista afirmou que, se uma pessoa não tiver uma boa noite de sono, não consegue recompor as energias para o dia seguinte. Com isso, não há um restabelecimento das funções neurológicas, o que traz prejuízos ao organismo, como hipertensão, diabetes, maior irritabilidade e falta de concentração.

A pesquisa britânica mostrou  ainda que a preocupação com problemas financeiros pode em alguns momentos superar os malefícios de uma noite mal dormida. Uma pessoa endividada geralmente também não dorme bem e pensa muito no assunto durante o dia, o que pode desviar a sua atenção, explica Andrea Bacelar. “Há grande preocupação, e isso afeta a concentração”, acrescenta a neurologista.

Além disso, os pesquisadores enumeraram outros itens que interferem na produtividade no trabalho: estar acima ou abaixo do peso; ser sedentário; não se alimentar bem; ter sintomas de depressão; ser alvo de bullying; não ter boa relação com os colegas de trabalho; receber muitas tarefas difíceis; ser hipertenso; e ter pelo menos um dano muscular. (AD)

tags: Saúde

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Polícia Civil prende oito pessoas por furto de gás de cozinha de subsidiária da Petrobras em Canoas
Avião cai sobre casa e deixa três mortos nos Estados Unidos. Apesar do susto, moradores da residência saem ilesos
https://www.osul.com.br/dormir-pouco-prejudica-mais-a-produtividade-no-trabalho-do-que-ingerir-alcool-aponta-pesquisa/ Dormir pouco prejudica mais a produtividade no trabalho do que ingerir álcool, aponta pesquisa 2015-06-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar