Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 3 de julho de 2017
Mais um voo regional teve início nesta segunda-feira (3) no Rio Grande do Sul. A linha Porto Alegre/Santo Ângelo, operada pela Azul Linhas Aéreas, decolou nesta tarde, às 14h28. A aeronave com 70 passageiros saiu do Aeroporto Salgado Filho, na capital, com destino ao Aeroporto Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo, na região das Missões. O voo inaugural contou com a presença do governador José Ivo Sartori, de autoridades municipais, estaduais e federais, e de passageiros que utilizam a rota para o deslocamento dos cerca de 440 quilômetros, com duração aproximada de 1h15.
A operação do voo é mais um resultado do PDAR-RS (Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional), que promove o desenvolvimento econômico, social e turístico com a ampliação das rotas de voos regulares nos aeroportos regionais. Os voos da Azul saem de Porto Alegre às 14h28 e a chegada em Santo Ângelo é prevista para as 15h45. O retorno para a capital será às 16h10, com pouso previsto para as 17h26.
Para o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, este é um momento muito importante para a economia e o turismo do Rio Grande do Sul. “Hoje estamos entregando ao povo gaúcho mais um serviço de alta qualidade, de integração nacional e estadual, e de incentivo ao turismo e ao desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou.
“Com a homologação do aeroporto de Santo Ângelo para receber voos comerciais, estamos prontos para aumentar a nossa atuação no Rio Grande do Sul e levar todo o conforto e rapidez de uma operação aérea para o Noroeste gaúcho. Seremos a única companhia aérea operando na região, e trabalharemos de forma impecável para levar o melhor serviço para nossos Clientes”, comentou Daniel Tkacz, diretor de Planejamento e Alianças da Azul, quando da autorização.
Aeroporto Sepé Tiaraju
Os voos regulares estavam paralisados desde 2010. Em maio de 2016, as obras da pista do aeroporto de Santo Ângelo foram entregues. A obra de reforço do pavimento da pista teve investimento de R$ 6 milhões, com recursos do Estado e da União, por meio do Profaa (Programa Federal de Auxílio a Aeroportos). Com 30 metros de largura e extensão de 1.615 metros, a pista está apta a receber aeronaves que compõem a frota das principais empresas brasileiras de aviação.
A gestão do Aeroporto Sepé Tiaraju é compartilhada entre o governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes e do DAP (Departamento Aeroportuário), e a prefeitura de Santo Ângelo.
Aumento de rotas
O Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS) foi instituído pelo decreto n° 52.607, de 16 de outubro de 2015, e tem como objetivo fomentar a oferta de mais rotas com a isenção no ICMS da querosene. A meta é que todos os municípios tenham um aeroporto operando voos regulares num raio de até 180 quilômetros. O primeiro voo por meio do incentivo do PDAR-RS aconteceu em 2015, entre Porto Alegre e Uruguaiana. Além deste, o Rio Grande do Sul conta com voos regionais para Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo.